segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Violência muda para o campo.



Há alguns anos atrás as pessoas se mudavam para o campo a procura de uma vida pacata, tranqüila e segura. Atualmente morar no meio rural se transformou em opção de auto risco. Todos os tipos de marginais estão deixando de atuar nos grandes centros urbanos e transferindo suas atividades para as desamparadas fazendas. Isso vem ocorrendo porque as autoridades de segurança estão apertando o cerco nas cidades e expulsando os bandidos que procuram “trabalhar” em locais com menor aparato de segurança como nas fazendas. Há alguns dias atrás o fazendeiro Crisipio Valadares, de 73 anos, recebeu em sua fazenda no município de Pompéu, Centro Oeste de MG, uma visita indesejada. Três assaltantes invadiram sua fazenda o amarraram roubaram sua economias e o agrediram com coronhadas de revolver provocando diversos ferimentos.
Na madrugada de domingo ultimo (18) foi à vez de um Produtor Rural de Araujo, também do no centro oeste de Minas, José Maria Camarguinho teve sua fazenda invadida por três homens armados. O vaqueiro da fazenda, que se encontrava dormindo, acordou com o barulho do vidro da janela de seu quarto sendo quebrado, levantou assustado e levou um tiro de um dos ladrões. Mesmo ferido foi trancado no banheiro sangrando permanecendo la por mais de cinco horas. Ele teve de ser levado para o hospital João XXIII em Belo Horizonte mas felizmente nãi corre risco de morte.
O Perito Experidião Porto esteve no local realizando a pericia e se diz impressionado com a violência no campo. “ Enquanto a violência diminui em algumas cidades grandes como, por exemplo, Belo Horizonte, no campo houve um aumento assustador principalmente de assalto a mão armada que ela uma coisa rara nas fazendas. Isso ocorre porque os bandidos buscam facilidades e segurança para atuar, pode parecer estranho, mas ladrões preferem atuar em locais de menor risco e com maior retorno. Recentemente prendemos uma quadrilha de Betim que roubava fazendas e lanchonetes de beira de estrada em Nova Serrana e região, eu perguntei ao chefe do bando porque deixaram a região metropolitana e vieram atuar no interior. Ele me respondeu que não dava mais para trabalhar em Betim porque estava muito arriscado, contou que só nos últimos dois meses haviam sido mortos três membros do seu bando em Betim”. Porto que é perito Criminal há 17 anos recomenda que as pessoas que vivem no campo devem criar dificuldades e riscos para os marginais. “Toda fazenda deve ter um bom cão de guarda, uma boa espingarda e um bom atirador. Invadir uma fazenda com cachorros bravos é uma empreitada que poucos bandidos estão dispostos a encarar, e mesmo se entrarem, enquanto se distraem tentando evitar as mordidas do cão dão tempo para que o morador acorde apanhe a espingarda e lhes dê as “boas vindas” preferencialmente com chumbo 3T” sentenciou Porto.
A policia de Bom Despacho procura pelos criminosos. A Pericia colheu no local cápsulas deflagradas de cartuchos calibre 22, impressões digitais dos autores e sangue.
Na foto a casa da fazenda e o Perito Experidião Porto exibindo um cartucho deflagrado ao lado do proprietário da Fazenda Capivari Sr José Camarguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.