quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Thomaz de Oliveira Campos


"Thomaz de Oliveira Campos era, como as pessoas diziam, um homem como poucos. Em seu silêncio e objetividade aprendi a admirá-lo e até hoje gosto de refletir sobre este Homem Fabuloso que me fez saber, mais do que acreditar que tudo posso quando tenho coragem, amor, força e ação na hora.

Nesta crônica, além da homenagem pessoal quero deixar para meus conterrâneos de Pompéu uma provocação afetuosa. Pompéu, além de ter uma grande destilaria de álcool de propriedade dos próprios pompeanos, produz quase meio milhão de litros de leite diários, sendo a maior bacia leiteira do Estado de Minas Gerais, e a segunda maior do Brasil. Sua cooperativa de produtores rurais, é a quarta maior acionista da Itambé, maior laticínio de capital nacional. E hoje mais de meio século depois da Thomaz Campos & Cia ter atingido seu auge com a produção de manteiga de qualidade para exportação, nossa Pompéu exporta todo o seu leite “in natura”, sem agregar valor e deixando de criar muitos empregos. Fica a pergunta: já não era hora de termos nosso próprio laticínio? Sua bênção, Thomaz, descanse em paz!"

Thomaz Campos & Cia
publicado por Sebastião Verly no portal www.metro.org.br

Nosso comentário abaixo.

Ainda pequeno me lembro quando o Thomaz emprestou uma camionete, dessas picape willys, ao meu pai Polego de quem era grande amigo. Homem diferenciado a frente do seu tempo, contava com a admiração do Polego que era muito exigente em termos de amigos.
Nós políticos pompeanos deveríamos nos envergonhar da nossa cidade ser passada para traz perdendo o trem da historia. Pompéu andou em marcha ré por quatro anos. Temos um povo trabalhador e temos muito leite mas não temos empregos e nem um laticínio. Recentente estive com o Presidente da Itambé Jaques de Campos Gontijo cujo pai é pompeano (irmão do Lilico das Cabaceiras)disse a ele da necessidade de um laticínio em Pompéu. Enquanto lideranças dos produtores de leite de Pompéu brigavam pelo poder no Sindicato e na Cooperativa os de Pará de Minas juntos ao Prefeito da época conquistava um laticínio da Itambé, lá tem pouco leite, muito frango e o mais importante tem políticos que se preocupam com a cidade e não só com o seu próprio bolso.
Que o Thomaz inspire nossos lideres.

na foto o Vereador José Maria, o Vereador Experidião Porto, Jaques Gontijo, e o Vereador Marcos Fidelis de Bom Despacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.