segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mobilização de Professores derruba projeto na Câmara.





Na ultima segunda-feira (28) o projeto que modificava o a carreira do magistério e estipulava o novo salário da categoria dos Professores foi rejeitado na Câmara municipal por 5 votos a 3.
A tramitação do projeto foi marcada por intensa mobilização por parte dos Professores que tentavam modificar alguns pontos do projeto em especial no que se refere ao piso salarial da categoria. Como não conseguiram ver atendidas suas reivindicações os Professores passaram a trabalhar junto aos Vereadores pela rejeição do projeto.
O Vereador Experidião (PV) insistiu até o ultimo minuto na conciliação e esteve perto de conseguir um acordo porem, o Vereador José Romualdo não concordou com nenhuma das propostas apresentadas e nem com o adiamento da votação do projeto e exigiu que o Projeto fosse votado na integra. E, pela primeira vez neste mandato, um projeto do executivo foi derrubado na Câmara Municipal.
Votaram a favor do Projeto os Vereadores Joaquim do IBGE, José Romualdo e José Maria. Contra o projeto votaram os Vereadores Experidião Porto, Nilson, Joaquim Toureiro, Bau e Romere.
Em 2010 entra em vigor e lei federal que instituiu o piso nacional da categoria dos Professores como o projeto de lei que instituía o piso em Pompéu foi rejeitado, está havendo uma discussão jurídica sobre o que vai ocorrer. Alguns dizem que a lei federal terá de ser cumprida independentemente de lei municipal outros acham que não, o certo é que uma solução terá de ser encontrada. As Professoras prometem radicalizar se suas reivindicações não forem atendidas.
No inicio do novo ano letivo os Vereadores da Comissão de Educação da Câmara, Nilsom, Romere e Experidião vão tentar encontrar uma saída de consenso entre Executivo e Professoras, pois caso isso não ocorra os maiores penalizados serão justamente aqueles que não tem nada com o impasse, as nossas crianças que podem ficar sem aula.
Nas fotos as Professoras comemoram junto ao Vereador Experidião Porto a derrubada do projeto, no momento da votação os Vereadores que estão de pé, estão votando contra o projeto e os sentados a favor. Ainda o Vereador José Romualdo faz um discurso com uma defesa veemente do projeto enquanto Experidião na tribuna busca uma saida negociada.

Um comentário:

  1. Esses vereadores que estão de pé, são muito cara de pau
    eles não sabem do sofrimento dos professores nas salas de aula, alunos ameaçando professores
    isso e um absurdo esses alunos de hoje são uma praga eu estou falando por que eu também já fui aluno
    daqueles que não queriam nada por nada nas aulas só curti com a cara dos professores, Então veja bem se os professores e obrigado a aturar isso por tão pouco. No brasil vai chegar uma época que não vai ter mais os professores para dar aula
    logo o Brasil que fica falando que os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento da nação, os professores são importantíssimoos no processo de formação de idéias.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.