quinta-feira, 13 de maio de 2010

Professoras rejeitam proposta de Prefeito.


Em assembleia da categoria realizada nesta quarta na Escola Estadual José Maria de Carvalho as Professoras municipais de Pompéu, oeste de Minas,recusaram a proposta feita pelo Prefeito Municipal de conceder mais um reajuste de 5% nos vencimentos da categoria.

Segundo a líder do movimento a Educadora Arlene as professoras querem 9% de aumento e vão continuar com o movimento e levar uma contra proposta ao Chefe do Executivo. O Vereador Experidião Porto(PV) esteve presente e se ofereceu para ajudar a solucionar o impasse. Segundo as Professoras um acordo estaria prestes a acontecer.

10 comentários:

  1. Caro amigo Experidião,

    em França, até os jogadores de futebol reconhecem a precariedade do sistema de ensino brasileiro - e atribuem a isso o sucesso da seleção brasileira.

    É evidente que, com a falta de atenção dos governantes, escola nenhuma evolui; há absoluta desvalorização dos profissionais da educação, quadro que tem que ser revertido o quanto antes, a começar pela melhoria dos salários e condições de trabalho.

    Espero que, em tempos de Copa do Mundo, as legítimas e justas reivindicações das professoras não sejam esquecidas pelos órgãos responsáveis. Precisamos de pessoas que pensem o futuro em longo prazo, e não apenas até a próxima eleição.

    Parabéns a você e à querida amiga Arlene pela luta que estão capitaneando.



    Ps: para quem não se lembra, em 2006 o atacante francês Thierry Henry ironizou a aptidão dos brasileiros com a bola nos pés. Ele disse que precisava estudar quando era criança e não tinha o mesmo tempo para jogar o futebol que têm os garotos brasileiros.


    "É difícil definir os jogadores do Brasil, pois eles já nascem com a bola nos pés. Por outro lado, quando eu era criança, precisava estudar das 7 às 17h. Pedia ao meu pai para jogar bola, e ele dizia que antes vinham os estudos. Já eles (brasileiros) jogam futebol das 8 às 18h", afirmou.

    ResponderExcluir
  2. Triste mas verdadeiro o comentário acima.E mais triste ainda é lidar com as consequencias da desvalorização da educação no Brasil.De todas esta consequencias, na minha opiniao a mais devastadora é fabrica de criminosos que se tornaram as ruas brasileiras . No cenário criado por nossa sociedade, é absurdo quando uma criança criada na pobreza resolve por livre escolha NÃO SE NVOLVER COM DROGAS , E NÃO SE TORNAR UM MARGINAL .É MUITO TRISTE TUDO ISSO

    ResponderExcluir
  3. Não, aumento de 5% que o prefeito quer dar para a classe da educação não nos agradou.Apesar de que muitos pensam que é um bom aumento.Pois eu digo que não é.Não depois de ficar por anos com um salário em defasagem e que segundo o prefeito ele até reconhece.Mas para nós educadoras nao basta ficar apenas no achismo é preciso fazer mais , inclusive se o fizer vai estar apenas cumprindo o que foi dito e prometido nas embromações políticas antes de ser eleito.

    ResponderExcluir
  4. Acho o aumento de 9 por cento muito pequeno para as professoras, quase insignificante e mesmo assim o prefeito se nega a pagar. Não da pra entender cargos de chefia da prefeitura com altos salários e de nossas professoras salários tão baixo.

    ResponderExcluir
  5. Parabenizo mais uma vez o vereador Experidião por apoiar os professores e nos dar esse espaço para colocarmos nossas opiniões.Sei que muitos vereadores são contra o aumento dos salários dos professores pois só pensam em si e acho que 'esses' tais devem esperar para a próxima eleição para verem se pelo menos vão ter a chance de tentar se candidatar.

    ResponderExcluir
  6. A maior ironia do mundo, acontece em Pompéu, e pena que a população não faz nem idéia de que por trás desta festa junina das escolas e centros de educação infantil,há uma grande manobra política, onde deputados foram convidados a participar para pedir voto para se elegerem e o prefeito tb..È uma vergonha para uma administração depois da esmola oferecida aos professores, pedir a colaboração para que aconteça esta festa, ora prefeito, os professores não são obrigados a trabalhar para arrumar dinheiro para compra de materiais nas escolas não, é para isso que servem as verbas que vem para a prefeitura, inclusive uma delas por incompetência de chefes da área de educação foi perdida, ou já conseguiram recuperá-la?È um absurdo,depois de tanta enrolação por parte da administração para com os professores, eles deveriam de não fazer tantas pressões e cobranças, pois acham que se tem que viver dentro das escolas, com reuniões infundadas e coisinhas mais. Tenham dó né e ve se pagam um salário dignoi para os professores, pois infeliz daquele que não tem estudo, e a mola mestra para o futuro de um cidadão é o professor.Só pra terminar, presenciei certo dia, a chegada de carne moída para opreparo da merenda dos alunos e esta carne fedia tanto, tanto antes de prepará-la tanto depois e senhor prefeito, são crianças e não urubus!!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito espantada ao ver que projeto que foi para a Câmara sobre o plano de carreira dos professores é o mesmo que foi da primeira vez.E as modificações feitas que não foram mantidas.E onde está a palavra dada senhor prefeito, isso é chamar os vereadores e professores de burros, será que o senhor achou que ñinguém iria ler o projeto não?Onde está a palavra?

    ResponderExcluir
  8. QUERO DEIXAR CLARO QUE NOSSA POSTURA É A MESMA DE ANTES.NÃO QUEREMOS O INCENTIVO À DOCÊNCIA ATRELADO AO SALÁRIO BÁSICO.E ESSA QUESTÃO JÁ HAVIA SIDO RESOLVIDA E ATÉ ACEITA PELO PREFEITO.ONDE ESTÁ A PALAVRA SENHOR PREFEITO?A NOSSA ESTÁ VALENDO E HÁ DE VALER SEMPRE, SE DEUS QUISER.

    ResponderExcluir
  9. Para pesar e refletir sobre o valor dado aos professores:

    O Construtor de Gente
    O economista participava de um debate, em que se discutia o desemprego e, após um engenheiro falar sobre a contribuição da construção civil na demanda por mão-de-obra, o mediador, entre irônico e sério, fez a seguinte afirmação-pergunta: “os professores não constroem pontes; logo, o que eles podem fazer para ajudar a diminuir o desemprego?”
    Sem tempo para pensar, o hábil polemista respondeu, também entre irônico e sério: “realmente um professor não constrói pontes, não levanta edifícios, não pilota aviões, não cura doentes... Essas atividades tão visíveis e responsáveis por tantos empregos.
    O professor se contenta com algo mais simples: ele prefere construir o engenheiro que levanta as paredes, instruir o comandante que faz o avião voar, formar o médico que cura, e ensinar os jornalistas a fazerem perguntas embaraçosas.
    O professor não constrói coisas... Ele ‘constrói’ as pessoas que fazem as coisas, ou pelo menos ajuda as pessoas a construírem a si próprias.”
    Dizia Immanuel Kant que o homem é a única criatura que precisa ser educada e a educação é a arte de formar os homens; isto é, desenvolver neles simultaneamente as faculdades físicas, intelectuais e morais.
    Os animais são resultado de uma fatalidade biológica; mas o homem, conquanto tenha sua porção animal, por sua biologia, é um ser dotado de propósito consciente.
    Nesse sentido, o animal-homem é uma entidade ética, capaz de construir, mudar e aperfeiçoar seu pensamento, sua conduta e suas atitudes. Ortega y Gasset dizia que a vida nos é dada, mas não nos é dada pronta. O homem carrega, para além da sua fatalidade biológica, a responsabilidade de desenvolver o seu projeto de vida de acordo com sua livre escolha entre as várias opções que lhe são oferecidas para buscar a sua felicidade.
    Aí está o papel do professor, que não constrói pontes, mas que ajuda o homem a desenvolver a si mesmo, a moldar sua ação e erigir seu edifício intelecto-moral.
    O professor é um transmissor do seu saber, que deve deixar ao aprendiz o papel de escolher e construir a sua própria obra.
    É na modéstia do seu propósito que o professor tem a nobreza da sua missão.
    E vale a pena lembrar a poesia do biólogo chileno Humberto Maturana, feita para um professor do seu filho, que inibia o desabrochar da criatividade da criança querendo impor-lhe um modelo rígido.
    A poesia, denominada prece do estudante, pode ser vertida para o português da seguinte forma:

    Não me imponha o que você sabe;
    quero explorar o desconhecido,
    e ser a origem das minhas próprias descobertas.
    Que o seu saber seja minha liberdade, não minha escravidão.
    O mundo de sua verdade pode ser minha limitação;
    sua sabedoria, minha negação.
    Não me instrua;
    vamos caminhar juntos.
    Deixe que minha riqueza comece onde a sua termina.
    Mostre-se a mim, de maneira que eu possa
    subir em cima dos seus ombros, e ver mais longe.
    Revele-se para que eu possa ser alguma coisa diferente.
    Você crê que todo ser humanopode amar e criar;
    Compreendo, por isso, seu medo,
    quando lhe peço que deixe-me viver de acordo com minha sabedoria.
    Você nunca saberá quem eu sou,
    se escutar apenas a si mesmo.
    Não me instrua;
    deixe-me ser;
    seu fracasso é que eu seja idêntico a você.

    ***

    “A educação é uma arte particular, que exige vocações muito particulares; exige qualidades morais que não são dadas a todos os homens, tais como sabedoria, firmeza, paciência, vontade e força para dominar as próprias paixões;
    Exige profundo conhecimento do coração e da psicologia do ser humano, além do conhecimento dos meios mais apropriados para desenvolver no aluno as faculdades físicas, intelectuais e morais necessárias ao seu crescimento.
    A educação é uma arte que precisa ser estudada, do que resulta que o professor é, ele próprio, um eterno aprendiz”.

    Adaptação de artigo do economista José Pio Martins, publicado no jornal Gazeta do Povo, no dia 28/03/2005.

    ResponderExcluir
  10. PARABENS karlapomps! muito bonito.
    De que forma´o estado poderia interferir na escolha de um adolescente pobre, que carrega traumas da infancia, de NÃO SER TRAFICANTE DE DROGAS???? por exemplo.

    * ALGUEM AQUI ACREDITA QUE CADEIAS PUNEM E RESSOCiALIZAM ???
    *ALGUEM AQUI ACREDITA NA EFICACIA E INDIVIDUALIZAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS ???

    SÓ HA UM MEIO :

    No inicio quando ele ainda acredita que pode ser parte de uma sociedade(quando ele ainda é uma criança), quando aprende o que significa certos valores, como amizade, sinceridade respeito.Existe um profissional que tem acesso ao seu coração, fora a sua familia. Quem poderia ser? O PROFESSOR.

    ME LEMBRO DE TODAS AS MINHAS PROFESSORAS ATÉ HOJE !
    E DE TUDO QUE APRENDI COM ELAS ! E SOU ETERNAMENTE GRATO.!O QUE APRENDI COM ELAS , INTERFERE ATE HOJE NA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.