sábado, 7 de agosto de 2010

PM X Policia Civil: risco de confronto.

As disputas entre a Policia Militar e a Policia Civil em Minas estão assumindo contornos perigosos. Historicamente as corporações nunca se deram bem com casos de agressões de ambas as partes. Pelo que se vê hoje a tentativa do governo de integração das da polícias nos chamados RISP (Região Integrada de Segurança Publica) ficaram na estrutura física das instalações com as corporações se digladiando nos bastidores.
Nas votações de leis na ALMG, as policias tem se colocado em posições diametralmente opostas. A PM trabalhava secretamente para impedir a aprovação da exigência do curso superior para os Investigadores da PC, enquanto isso os Delegados fizeram de tudo paras impedir a aprovação da Carreira Jurídica para os oficiais da PM.
Enquanto as Policias brigam olhando para o próprio umbigo os bandidos fazem a festa devido a falta de integração de informações policiais, pois devido ao ciume uma corporação faz de tudo para atrapalhar o serviço da outra e cada uma tenta ocupar o espaço da outra. A briga da vez agora ´o chamado ciclo completo, onde a PM cuidaria de fazer todo o trabalho quando a ocorrência fosse de menor importância. O que poderia ser encarado como um alivio e diminuição de trabalho para a PC foi encarado como sendo uma usurpação da função da Policia Judiciaria e rechaçado prontamente pela PC.
Certamente se as duas corporações se unissem em suas aspirações e se integrassem verdadeiramente, todos teriam a ganhar, a comunidade, a celeridade das apurações dos crimes e principalmente as próprias instituições PC e PM que passariam a ter muito mais poder de reivindicação de melhorias salarias.
Infelizmente enquanto uma instituição fizer de tudo para as coisas darem errado para a outra, ambas se enfraquecerão.
Esperamos nunca assistir aqui em Minas a cenas que assistimos em São Paulo reproduzidas no vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.