quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Interfencia dos delegados nos trabalhos dos Peritos levam a busca da autonomia.




Em na audiência pública na Comissão de Direitos Humanos, nesta segunda feira (29/11), que várias lideranças dos Peritos Criminais manifestaram a intenção de sair da estrutura orgânica da Polícia Civil de Minas Gerais na busca de independência administrativa, com a esperança de ver equacionados problemas crônicos como a falta de apoio institucional, interferencia dos Delegados Regionais no trabalho do Perito, falta de equipamentos para desempenho de suas funções, falta de efetivo, além de desprestígio interno.

Para convencer os presentes do atual quadro de sucateamento pelo qual atravessa a perícia, os peritos apresentaram laudos periciais a respeito das estruturas físicas do IC (Instituto de Criminalística) e demais estabelecimentos, como Regionais onde a Seção de Pericias funcionam em cozinhas e garagens das Delegacias.

O SINDPOL/MG manisfestou apoio a autonomia e total apoio e condições adequadas para que peritos e médicos legistas desempenhem sua função dentro da polícia. O Diretor do Instituto de criminalística Dr. Sérgio Ribeiro, criticou duramente o tratamento recebido pelos Peritos que não tem condições materiais para realização do seu trabalho. Lembrou que a frota de viaturas da pericia, apesar de ser a que mais roda é a mais antiga com media de 150 mil km rodados, Serjão disse que ele próprio teve de comprar um HD externo para armazenamento de dados de equipamentos que parssaria por a manutenção também paga pelos próprios peritos. Segundo os Peritos presentes, no interior a situação é ainda pior pois várias Seções de Pericia funcionam em cozinhas de Delegacia ou mesmo em garagens. Equipamentos básicos como luvas, canetas máquinas fotográficas são compradas pelos próprios peritos.
O Governo repassou dezenas de viaturas novas e o Chefe de Policia as encaminhou para as Regionais onde havia maior necessidade, porem como quem distribui a viatura é o Delegado Regional, elas nunca chegam ao setor de Pericias apesar de ser o que mais roda nas Delegacias, cabe aos Peritos as viaturas que os Delegados não querem mais.


A interferência no trabalho dos Peritos pelos seu chefes imediatos, que no interior são os Delegados de Polícia, também foram apresentados como pernicioso a sociedade fazendo com que o laudo pericial perca a imparcialidade esperada pelo Juízo, Médicos Legistas são pressionados a emitir laudos "favoráveis' aos seus chefes delegados.

2 comentários:

  1. CURIOSO NO ES, ACONTECE O MESMO!!!

    TA NA HORA DA MUDANÇA!!

    ResponderExcluir
  2. NÃO ENTENDO COMO O MP E PROCURADORIAS AINDA NÃO INTERFERIRAM DE UMA VEZ NESTE PROCESSO DE DESMANDO EM RELAÇAO Á PERICIA NO BRASIL. SE DEBATE O PROBLEMA EM TODAS AS ESTANCIAS JUDICIAIS E NADA É MODIFICADO. COMO PODE SE COBRAR JUSTIÇA DESTA FORMA? PERITOS MAL REMUNERADOS E ADMINISTRADOS POR INCOMPETENTES, QUE NADA ENTENDEM DE CRIMINALISTICA. NAO SE VE PERITO INTERFERINDO EM INQUERITO POLICIAL!! SE O JUDICIÁRIO NAO COMPRAR ESTA BRIGA, A PERICIA NO BRASIL ESTARA COM OS DIAS CONTADOS!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.