quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Governador Anastasia anuncia os nomes que comandarão Minas.

Governador Anastasia, que é Cidadão Honorário de Pompéu, anunciou o novo secretariado ao lado do vice, Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Governo, Danilo de Castro

O governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, a sua nova equipe para os próximos quatros anos. A equipe tem a participação dos partidos da base aliada e alguns nomes estratégicos do primeiro escalão foram mantidos. Além disso, foram criadas três novas secretarias: de Estado de Trabalho e Emprego, da Casa Civil e Relações Institucionais e de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas. Os trabalhos visando a Copa do Mundo de 2014 no Brasil ganharam um secretário extraordinário, o economista Sérgio Barroso.

Dos 20 nomeados para as secretarias efetivas, dez são deputados federais ou estaduais: Elmiro Nascimento (DEM) para Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Narcio Rodrigues (PSDB) para Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Lafayette Andrada (PSDB) na Defesa Social; Gil Pereira (PP) para Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte; e Bilac Pinto (PR) no Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

Além deles: Wander Borges (PSB) no Desenvolvimento Social; Bráulio Braz (PTB) para Esporte e Juventude; Carlos Pimenta (PDT) em Trabalho e Emprego; Carlos Melles (DEM) para Transporte e Obras Públicas; e Agostinho Patrus Filho (PV) no Turismo.

Critério político

Apesar de parlamentares de partidos aliados responderem por metade do secretariado, Anastasia negou que o critério político tenha sido determinante na escolha dos nomes.

"Para composição de uma equipe de governo, existem diversos critérios. O primeiro é sempre o da competência. Conversamos com todos os partidos que nos apoiaram, acredito que todos tenham a sua contemplação, mas as negociações políticas são permanentes. Nossa primazia é atender às determinações do Plano de Governo e cumprir as nossas metas", disse.

Mas Anastasia lembrou que todo secretário de Estado, "pela definição da nossa Constituição, é um cargo político". "O secretariado tem uma composição naturalmente mista, de pessoas de origem parlamentar e aquelas que não são parlamentares. Sempre achei muito artificial essa distinção", declarou.

E ressaltou que espera manter boa relação com o PMDB, que deixou o bloco de oposição na Assembleia Legislativa, mas teve o senador Hélio Costa na disputa pelo governo e não ganhou nenhum cargo. "Naturalmente contemplamos os partidos que nos apoiam. Em referência ao PMDB, com quem tenho boas relações, nós vamos continuar conversando, porque a questão política nunca é estática. Ela é sempre dinâmica, sempre evolui", afirmou.

Mais nomeações

Além dos parlamentares, o governador anunciou também os nomes de Maria Coeli Simões para a Casa Civil e Relações Institucionais; Eliane Parreiras para Cultura; Ana Lúcia Gazzola para Educação; Adriano Magalhães para Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e a ex-ministra Dorothea Werneck para Desenvolvimento Econômico.

Foram mantidos os secretários de Saúde, Antônio Jorge Souza Marques; de Fazenda, Leonardo Colombini; de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; e de governo, Danilo de Castro.

Anastasia nomeou ainda os secretários extraordinários da Copa do Mundo, Sérgio Barroso; de Regularização Fundiária, Manoel Costa; e de Gestão Metropolitana, o deputado federal Alexandre Silveira (PPS).

Também confirmou nomes que ficarão à frente de estatais, como o de Djalma Morais na Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e de Ricardo Simões na Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa), além de órgãos de segundo escalão, como o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), para o qual indicou Andrea Neves, irmã do senador eleito e principal padrinho político de Anastasia, Aécio Neves (PSDB).

Aumento da máquina

O governador negou que as alterações anunciadas - criação de novas secretarias e a transformação mudança na estrutura - represente aumento da máquina administrativa. "Não teremos aumento porque as secretarias criadas decorrem de desdobramentos da atual estrutura. Mas é bom lembrar que nós passamos a ter no Estado algumas novas necessidades", concluiu.

Novos secretários

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues
Cultura - Eliane Parreiras
Defesa Social - Lafayete Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte - Gil Pereira
Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto
Desenvolvimento Social - Wander Borges
Educação - Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude - Bráulio Braz
Fazenda - Leonardo Colombini
Governo - Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão - Renata Vilhena
Saúde - Antônio Jorge Souza Marques
Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles
Turismo - Agostinho Patrus Filho

Extraordinários

Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sérgio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa

Nomeações

Cemig - Djalma Morais
Copasa - Ricardo Simões
Codemig - Osvaldo Borges
BDMG - Matheus Cotta Carvalho
Gasmig - Fuad Noman
Servas - Andrea Neves
Secretaria Geral - Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado - Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador - Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais - Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil - Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros - Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.