sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Caso Aglomerado da Serra: Cúpula da PM joga seu praças aos leões e protege seu oficial.


Os quatro militares, sendo um sargento e três soldados,  envolvidos nas mortes de Renilson Veriano da Silva, que completaria 40 anos nessa segunda-feira, e de Jeferson Coelho da Silva, o Jefinho, de 17, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foram presos na tarde desta quarta-feira.

A Justiça Militar acatou o pedido do presidente do inquérito policial militar (IPM), Rinaldo Azevedo, que entrou com uma representação na Justiça pedindo a prisão deles. Os militares foram ouvidos nesta tarde na corregedoria da PM, e já saíram de lá presos. Eles vão ficar em unidades diferentes.
Já o Tenente envolvido recebeu tratamento diferente, sequer foi indiciado.


Com um salario de 2 mil reais por mês, ganhando menos do que um motorista de ônibus, os Soldados da PM são treinados para matar, isso fica muito evidente no filme Tropa de Elite. Com um efetivo de mais 50 mil homens, recebendo dois mil reais por mês e com família para criar, os PMs que vivem em BH  fazem todo o tipo de bico, alguns, como no filme tropa de Elite, tem como patrões aquele que deveriam prender.
Funciona mais ou menos assim, o Governo faz de conta que paga bem seus policiais e os policiais fazem de conta  que dão proteção a população.

Nas madrugadas escuras dos becos nos morros e favelas vale tudo para voltar vivo para casa e, quem sabe com um dinheirinho a mais para o leite das crianças. de tempos em tempos acontece um imprevisto e os fatos caem no conhecimento da imprensa, ai o bicho pega, os políticos pousam no local como os urubus na carniça e os mandachuvas pegam alguém de menor importância (praças como sempre) como bode expiatório e os manda para a cadeia sem sequer contar com a constitucional presunção da inocência.

Ampla defesa? Esses termos não existem no dicionario militar. Sacrificam-se quatro soldados e todos ficam felizes até que outro escorregão chegue ao conhecimento da mídia. 

Um comentário:

  1. Belo Horizonte, 10 de março de 2011

    O que me parece, é que a Justiça Militar continua a mesma. Existe somente para acobertar os oficiais e ferrar os praças. Será que a fala deste Tenente nesta matéria não o bastante para que ele fosse indiciado ? Ele mesmo fala que comandava a operação e que ficou em meio ao fogo cruzado, e que os marginais estavam com as fardas debaixo dos braços e que foi necessária a reação. Disse também que ao socorrer os marginais, os mesmos ja chegaram ao HPS sem vida. Isto é ele quem diz. Onde ha fumaça há fogo. Acho que existe muita carne debaixo desse angu.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.