sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mineiro desconfia nas polícias Militar e Civil


Pesquisa surpreende ao revelar que as pessoas de poder aquisitivo maior avaliaram pior o trabalho das duas corporações


CARLOS RHIENCK
policias
Somente 47,3% dos mineiros confiam nas polícias Militar e Civil
Mais da metade da população de Minas Gerais afirma não confiar nas polícias Militar e Civil. Segundo a pesquisa do Índice de Qualidade de Vida à Defesa Social (IQVDS), realizada pela Fundação Guimarães Rosa em parceria com a Fundação João Pinheiro, somente 47,3% dos mineiros confiam no trabalho das duas corporações.

O estudo foi realizado em 2010 e ouviu 2.808 pessoas com mais de 16 anos, em 96 cidades mineiras. Os entrevistados contemplam os diferentes estratos de escolaridade, classe social, sexo e cor de pele. Somente em Belo Horizonte, foram 315 entrevistados. Em todo o Estado, cerca de 80% dos cidadãos ouvidos eram da cor parda ou branca. A maioria das pessoas tinha renda entre três e quatro salários mínimos e com o Ensino Fundamental completo.

Segundo o sociólogo e coordenador da pesquisa, Murilo Cássio Xavier Fahel, o surpreendente é que as pessoas de poder aquisitivo maior avaliaram pior o trabalho das polícias. No total, 42,3% das pessoas da classe A disseram confiar na Polícia Militar e 34,7%, na Polícia Civil. Na classe E, o percentual sobe para 60,5% para a Polícia Militar e 59,7%, para a Polícia Civil. Outro ponto é que homens e idosos avaliam melhor as corporações do que mulheres e jovens.

“A população vem alterando seu comportamento para autoproteção, como fechar o vidro do carro no sinal de trânsito. Os números ainda não são bons o suficiente e há muito o que avançar. Há uma perspectiva muito clara da necessidade de melhora da eficácia da polícia, como o atendimento mais rápido ao crime. É uma pesquisa cíclica e terá continuidade”, disse Murilo Fahel.


População confia mais no Corpo de Bombeiros

Enquanto as polícias causam desconfiança na população, o Corpo de Bombeiros é a instituição mais bem avaliada. Conforme a pesquisa, 84,2% dos entrevistados consideram a corporação eficaz, 79,2% avaliam como honesta e 85,3% têm respeito pelos bombeiros.

Segundo Murilo Fahel, a confiança no Corpo de Bombeiros se dá pela própria natureza dos trabalhos prestados. “Como são trabalhos de resgate e socorro à vida, isso tende a sensibilizar mais as pessoas”, disse.

Para o sociólogo e especialista em Segurança Pública Eduardo Batitucci, notícias de violência aumentam a sensação de insegurança. Ele afirmou que erros policiais também afetam a confiança na corporação. “Qualquer atuação falha de um profissional, arranha a imagem de toda a categoria”, explicou.

A subsecretária de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, disse que Minas apresenta números melhores que a média do Sudeste. Ela se refere à pesquisa do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), que apontou que apenas 24% da população da região confia nas polícias. “Com os números, vamos nortear nossos trabalhos e intensificar as ações já realizadas, como cursos de capacitações das policias e investimentos em mediação de conflitos e nos trabalhos das corregedorias”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.