sábado, 11 de junho de 2011

Tucunaré modificado em laboratório causa desequilíbrio na Represa de Três Marias.




Um grave denuncia chegou ao conhecimento do Vereador Experidião Porto (PV) em Pompéu, Centro Oeste de Minas. Segundo pescadores um peixe denominado Tucunaré estaria causando um grande desequilíbrio ecológico no lago da represa de Três Marias. O peixe que seria a causa do problema é a variedade diferente do Tucunaré nativo nos rios da região e que teria sido modificada em laboratório e solta no lago da represa. Segundo o pescador o peixe é um voráz devorador de alevinos e já foi detectada a super população do mesmo. "Se continuar neste ritmo, daqui a alguns anos o único peixe que será encontrado no lago da represa será o Tucunaré de laboratório" afirmou o pescador. Introdução de espécies modificadas na natureza devem ser precedido de um amplo estudo de comportamento das mesmas. Isso parece não ter ocorrido no caso.

Agora só o tempo vai mostrar se as outras espécies serão destruídas ou se conseguirão sobreviver mesmo sendo devoradas  insaciavelmente pelo peixe alienígena.

6 comentários:

  1. Não existe Tucunaré nativo dos rios da região. Tucunaré é peixe nativo da região norte do país e foi introduzido na represa de Tres Maria na década de 80.

    ResponderExcluir
  2. Isso é só pode ser piada ou estoria de pescador o tucunaré é um peixe de escamas de água doce, corpo alongado e um pouco comprimido. Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia. O tamanho de exemplares adultos pode medir 30 centímetros ou mais de 1 metro de comprimento total. Tem um enorme colorido, que pode ser amarelado, esverdeado, azulado ou quase preto. A forma e número de manchas que podem ser grandes, pretas e verticais, ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras. Variam bastante de espécie para espécie. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) na nadadeira caudal. São encontrados na Bacia Amazônica e Araguaia-Tocantins, mas foi introduzido nos reservatórios da bacia do Prata, em algumas áreas do Pantanal, no Rio São Francisco e nos açudes do nordeste. Espécies sedentárias que vivem em lagos e lagoas, entram na mata inundada na cheia e na boca e beira dos rios. O tucunaré tem hábitos diurnos. Alimenta-se principalmente de peixes e camarões. É o único peixe da Amazônia que persegue a presa, após iniciar o ataque, não desiste até conseguir capturá-las. Todas as espécies (tucunaré-açu; tucunaré-paca; tucunaré-pinima; tucunaré-pitanga; tucunaré vermelho) comercialmente são importantes e também para a pesca amadora.

    ResponderExcluir
  3. de peixe todo mundo entende um pouco mas aqui são todos doutores .KKKK

    ResponderExcluir
  4. caros colegas! o tucunare modificado mais conhecido na regiao onde moro como pintado ou tucunare tigre zona de transição agreste / semi arido, riacho das almas PE. perto de caruaru exatamente na barragem de jucazinho.Não e semelhante mas a voracidade se destaca, comessando por um processo de escases dos outros tipos de peixe (tilapia, traira,crumatam,carpa etc.

    ResponderExcluir
  5. Quanta ignorância! Não acredito no que eu vi e li!
    Deveria ser melhor estudada essa matéria infeliz antes de ser postada!

    "Aqui nós denunciamos, elogiamos e cobramos uma postura desenvolvimentista para o Alto São Francisco. 'O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..."

    Se o objetivo proposto é este aí de cima, cuidado com o que mostram aqui!
    Muita coisa absurda foi falada e escrita.
    Sucesso ao blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. nossa q cara prosa ruim mano tucunare modificado aFF!!!
    as lintas no corpo seguinifica ele e modificado geneticamente ???
    vouta pra escola filho!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.