sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fraudes e tráfico colocam dois policiais civis na cadeia


ITAÚNA
Senha de delegado foi usada para cancelar multas de trânsito
Publicado no Jornal OTEMPO em 30/09/2011
Avalie esta notícia » 
2
4
6
8
TÂMARA TEIXEIRA
  • Notícia
  • Comentários(36)
  • Compartilhe
  • Mais notícias
A
A
0
FOTO: DANIEL DE CERQUEIRA - 4.2.2005
Investigação. Subcorregedor da Polícia Civil, Elder Dangelo, disse que as provas são robustas
Uma investigação do Ministério Público de Itaúna, na região Central do Estado, revelou o envolvimento de pelo menos nove policiais civis da cidade em esquemas de tráfico de drogas e fraudes na liberação de documentos de veículos. Dois dos investigados foram presos e transferidos para Belo Horizonte.

Entre os outros sete suspeitos está um delegado de trânsito que, conforme a investigação do Ministério Público Estadual (MPE), integrava uma rede de corrupção que teria liberado, desde 2008, 3.000 documentos de veículos com algum tipo de restrição no Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Nesse esquema, a suspeita é que multas de motoristas foram retiradas do sistema e documentos foram falsificados para liberar licenciamentos e autorizar transferências de veículos sem vistoria.

"Os crimes foram praticados no sistema com a senha do delegado", disse o titular da Delegacia da Regional de Divinópolis, Fernando Vilaça. O delegado conta que em um único endereço estavam cadastrados mil veículos.

A investigação mostrou que os policiais presos agiam de forma independente e não havia relação entre os crimes de corrupção e o de tráfico.

Os detidos, de acordo com a Corregedoria de Polícia, são novos na profissão e têm menos de cinco anos de função pública. Nenhum deles teve a identidade revelada. Itaúna tem atualmente 28 policiais civis. Desses, nove são alvo de denúncias.

A ação da Promotoria de Justiça revelou que no crime de tráfico houve envolvimento do policial em assassinatos para queima de arquivo, tortura e na facilitação de fugas de traficantes. Um dos assassinatos, segundo o subcorregedor, foi motivado pela disputa de controle de uma boca de fumo na cidade. As denúncias são graves e mostram que o policial participava ativamente do comando do tráfico. "O assassinato teria sido motivado pela disputa de bocas de fumo. Esse policial é suspeito ainda de facilitar a fuga de um traficante. Ele levou o preso para uma consulta médica às 2h da madrugada e o detento, ‘coincidentemente’ fugiu", disse.

Os outros sete investigados pelo crime continuam trabalhando normalmente, mas a corregedoria não descarta a possibilidade de novas prisões. "As provas são robustas. O inquérito deve ser concluído na próxima semana", disse o subcorregedor da Polícia Civil, Elder Dangelo.
O promotor Fábio Galindo Silvestre, que há um ano cuida da investigação, preferiu não dar detalhes da investigação. Em nota, a assessoria de imprensa do órgão, alegou motivos de segurança.

FOTO: FMMATEUS REIS/RÁDIO SANTANA FM
Droga apreendida em Itaúna; policial é acusado de comando
DEPOIMENTO
Suspeito confessa e entrega delegado
Os dois policiais prestaram depoimento anteontem na Delegacia Regional de Divinópolis. Segundo o subcorregedor da Polícia Civil, Elder Dangelo, que acompanhou os depoimentos, o suspeito de envolvimento no tráfico negou a prática do crime.

O outro policial, suspeito de praticar crimes na Delegacia de Trânsito de Itaúna, confessou e ainda incriminou um delegado. "Ele (suspeito) disse que fez tudo com o aval e com as orientações do delegado", disse Dangelo, sem revelar o nome do policial citado. O delegado está afastado desde o último dia 8. "Ele não foi preso por falta de provas, mas foi transferido para atividades administrativas".

O diretor do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil (Sindpol-MG), Edilson Bispo, informou que parentes do primeiro policial procuraram a instituição. "Como ele é sindicalizado, temos por obrigação fornecer um advogado, mas o sindicato não aprova este tipo de conduta". (TT)
Motoristas beneficiados por golpe terão que se explicar
O titular da Delegacia Regional de Divinópolis, na região Centro-Oeste, Fernando Vilaça, informou que foram identificados os nomes dos motoristas que solicitaram as irregularidades ao policial suspeito de vender o cancelamento de multas, dentre outras irregularidades. De acordo com Vilaça, todas essas pessoas terão de prestar depoimento.

"Eles podem responder por corrupção ativa, formação de quadrilha, falsidade ideológica e de documentos, assim como o policial. Ainda não sabemos quanto era cobrado pelas fraudes", disse Vilaça.

Na Delegacia de Trânsito de Itaúna foram apreendidos vários documentos. "Vamos comparar os documentos originais com as informações que foram informadas no sistema pelo suspeito para comprovar as irregularidades". (TT)
MINIENTREVISTA
"Os dois policiais praticaram muitos crimes, ao que tudo indica"
Elder Dangelo
Subcorregedor da Polícia Civil

O que mais chama a atenção do senhor nos dois casos?
Os dois policiais praticaram muitos crimes, ao que tudo indica. Um dele praticava crimes associados ao tráfico de drogas como homicídio e tortura. No outro caso impressiona o número de irregularidades. Já identificamos mais de 3.000 veículos que tiveram dados alterados para favorecer alguém.



Os policiais serão afastados?
Não. O policial de Itaúna teve a prisão preventiva (30 dias) decretada e o outro, que é lotado em Itatiaiuçu, mas foi transferido para Itaúna, a prisão é preventiva (cinco dias). Os dois estão na Casa do Policial e depois, se a prisão não for prorrogada, voltarão ao trabalho. O Estado não pode parar de pagar o salário dos servidores, por isso eles continuarão atuando. Eles serão remanejados para funções administrativas.



A que tipo de punição esses policiais estão sujeitos?
No mínimo, terão uma punição administrativa como transferência de cidade. Eles poderão ser julgados e condenados pela Justiça comum e serão demitidos.



Como a corregedoria vê o envolvimento de policiais em crimes graves?
Se a pessoa opta por ser policial não pode ter esse tipo de postura. Se a opção desses dois é a de serem criminosos, eles terão que largar a polícia.



O senhor acredita no envolvimento de outros policiais?
De mais seis, além do delegado. (TT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.