terça-feira, 4 de outubro de 2011

Município de Pompéu firma parceria com Laboratório de Análise da Qualidade de Leite



03.10.2011
O Laboratório de Análise da Qualidade de Leite da Escola de Veterinária da UFMG, coordenado pela professora Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira já realiza mais de 50 mil análises de amostras de leite por mês. Essas amostras são oriundas de diversas regiões do Estado. As análises do Laboratório determinam teores de gordura, proteína, lactose, uréia, contagem de células somáticas, entre outros parâmetros. Tendo em vista o profissionalismo e a eficiência do trabalho realizado pelo Laboratório, a região de Pompéu - MG se uniu à Escola para fechar um convênio com o Laboratório.

Pompéu é um município do Estado de Minas Gerais cuja economia baseia-se, principalmente, na produção leiteira. A região é a maior produtora de leite de Minas Gerais e a segunda maior do Brasil.
Aliando os serviços prestados pelo Laboratório a uma região tão representativa em relação à produção leiteira, o prefeito de Pompéu, Joaquim Campos Reis, visitou as dependências do Laboratório na última sexta-feira, dia 30 de setembro de 2011, com o propósito de firmar uma parceria com o mesmo. O prefeito estava acompanhado pelo secretário agropecuário, Fernando Paladino e por dois representantes de importantes cooperativas da região: a Cooperativa Agropecuária de Pompéu Ltda (Coopel) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Pompéu (Leitepeu). 

“O município é um berço da produção leiteira, em vista disso, precisamos buscar sempre melhorar a qualidade do nosso produto. As análises das amostras de leite eram realizadas por laboratórios de São Paulo, e, a meu ver, não tem sentido sairmos de Minas para isso. Com a parceria do Laboratório da Análise de Leite da Escola de Veterinária, além das análises realizadas, poderemos contar com um apoio muito mais efetivo, tanto em relação às análises quanto em relação a uma conscientização do produtor rural em relação os cuidados para com a produção e o rebanho. Dessa forma temos condições de melhorarmos a qualidade de leite, aumentarmos a produção e consequentemente a renda do produtor rural”, explica o prefeito Joaquim Campos.

Após uma visita pelo Laboratório, com explicações da professora Mônica a respeito do processo de análise das amostras recebidas, os visitantes se reuniram com a vice-diretora Zélia Inês Portela Lobato, o professor Leorges Moraes da Fonseca, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de origem Animal (DTIPOA), o professor Décio Souza Graça, do Departamento de Zootecnia (DZOO), a professora Mônica Maria Oliveira, do DTIPOA e o professor Ronon Rodrigues, também responsável pelo Laboratório.

   


“Para o laboratório, a parceria firmada representa um elo com uma das grandes bacias leiteiras de Minas Gerais, então significa não somente um aumento do número de análises que serão realizadas pelo Laboratório, como também um envolvimento das cooperativas em relação ao gerenciamento de rebanhos, que de outra maneira talvez não fosse possível”, diz o professor Leorges Moraes.

A reunião teve como tema a nova parceria, questões de preço e estruturação. Além disso, o prefeito fez dois convites: o primeiro diz respeito a palestras para os produtores da região, que seriam ministradas pelos professores Leorges Moraes, Mônica Maria e Ronon Rodrigues a respeito do manejo adequado com o rebanho e a produção, enfermidades comuns que acometem os animais, entre outros assuntos. O segundo convite foi relativo à participação da Escola de Veterinária com um estande na Super Leite 2012, o maior evento do Agronegócio do Centro Oeste Mineiro, que será realizado entre os dias 11 e 14 de julho. Ambos os convites foram aceitos e já estão agendados.

A parceria firmada representa uma aliança não apenas no sentido produtivo, mas em termos de difusão de conhecimento, uma vez que a ciência produzida pela Escola tem a chance de ser levada aos produtores, na vida prática. Além disso, é uma aliança que abre portas para o trânsito de profissionais e estudantes entre o município e a capital.


Um comentário:

  1. Quem que saber de vida ruim de tirador de leite e de analise de leite,sendo que a itambé nao paga pela qualidade?
    E Experidiao fale com o prefeito onde estao os dados que Pompeu e a capital do leite so no sonho dele como a micapel e a maior empresa do Brasil!!!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.