sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Onde se esconde a nossa segurança?


Por Rodrigo Nolasco

Um desabafo:

...Não sei! Não temos mais sossego, não temos mais liberdade; não se existe mais respeito, educação, ética, moral e fé, esses elementos parecem não mais caber nos corações do ser humano. Até então tínhamos uma vida "tranquila", Pompéu, interior de Minas Gerais, até ontem um lugar calmo, seguro, lugar onde todos tinham como referência a tranquilidade e o conforto, lugar onde as casas eram feitas com simples grades ou murinhos na frente, porque existia segurança, existia respeito, e diferente das cidades grandes, aqui isso era diferente, sim, claro, sempre existiu um roubo ou outro, uma bicicleta furtada ali, outra aqui, mais nunca, jamais, uma onda de estupros como vimos a pouco, e agora de roubos e mais roubos. Antes de ontem uma casa mais distante, ontem da minha vizinha, hoje a de um parente, amanha a minha. Uma atrás da outra, e as casa são o principal alvo de assassinos, estupradores e agora ladrões. 

...Como se não bastasse tudo isso e toda essa mudança triste, infeliz e obscura de uma sociedade, infelizmente quando algo do tipo ocorre em nossa cidade, não temos a quem recorrer de imediato. Quando criança, tinha o gosto de fazer o gesto de "levar" a mão na testa como já de costume entre os policiais, sendo esse um gesto de cumprimento, de respeito e de carinho com esses profissionais. As coisas mudaram, e nós simplesmente nos comportamos, fofocamos entre amigos e vizinhos, e não temos a coragem de dizer a verdade. E qual seria essa verdade? Não temos a quem recorrer! Não temos pra onde ir! Não temos mais os profissionais aos quais confiar! Hoje as preocupações desses profissionais parecem diferentes, são as de dar uma volta no carro, quando animados fazer uma ou outra blitz, ou talvez a de sentar, esperar um telefonema de urgência, e uma, duas ou mais horas depois aparecer pra prestar socorro! São esses os policiais? São essas as pessoas que deveriam nos apoiar, nos proteger, e prestar o minimo de atenção e tempo do seu serviço em socorrer situações como essas? Não seria esse o serviço deles, a unica e total missão e objetivo desses profissionais? Acho que não mais! Mais claro, eles não são os culpados pelos roubos e mais roubos, assassinatos e estupros de nossa cidade, mais também não somos nós os culpados por ladrões que fogem "todos" os dias da prisão como que se saíssem pela porta da frente! Não somos nós os culpados por outros bandidos que são soltos sabe-se lá porque! Não somos nós os culpados por tentar fazer uma ligação pro tal do 190, sermos interrogados e jogar a nossa denúncia no ar, pra sorte, ficando a merce da confiança dos policiais que vão julgar a nossa denúncia como falsa ou verdadeira (trote), ou talvez demorar horas pra chegarem na sua casa, e depois ainda justificarem sua demora pelo fato que.. "ah... sua rua não estava no nosso mapa", ou "demoramos porque estávamos em outro serviço"! Sinto muito, mais assim não dá. Não pode continuar dessa maneira. Interessante é que no Carnaval temos toda a segurança do mundo, pois são convocadas calarias, inúmeros PMs, viaturas, câmeras espalhadas pela rua, e rondas policiais de minuto em minuto, ai sim é hora de trabalhar! Ai sim, é hora de se preocupar! Ai sim, é hora de ao menos tentar garantir a segurança do cidadão brasileiro, do cidadão Pompeano! 

Queria pedir desculpas pelo desabafo, mais espero juntamente com muitos (e disso eu tenho certeza) que a situação mude e que possamos confiar mais nesses profissionais! Queria chamar atenção dos nossos amigos Experidião Porto e Carlos França França, para que vocês, pessoas que estão sempre apontando os "erros", defeitos e faltas de prática dos políticos e cidadãos da nossa cidade (ato que é muito importante e valorizado por muitos), que possam abrir espaço para esse grande problema o qual a nossa sociedade passa, abrir espaço para que nós também possamos expor o nosso apelo; não que vocês tenham responsabilidade sobre isso, de maneira alguma, mais vocês como muitos outros, estão por dentro de uma mídia que mostra a realidade, e que precisa realmente mostrar a verdade, que precisa alertar e expressar o nosso grito para responsáveis e autoridades!

Que com respeito, primeiro possamos rezar, rezar pedindo por nós, por esses profissionais, e por esses "coitados e malfeitores" ladrões, e por segundo, que possamos falar, falar a verdade, repito, com todo respeito, mais que possamos ser autênticos e exigir como cidadãos do bem, uma segurança que é o minimo que nós merecemos! Mais uma vez, me desculpem, mais não aguentamos mais!

Minha foto
Sou Rodrigo Nolasco, sou da Cidade de Pompéu-MG, sou ex-Seminarista Religioso e atualmente faço curso Téc. em Administração e sou Pregador da RCC. Estou aqui para falar um pouco sobre minha vida, pensamentos, escritos, e mostrar um pouco da minha realidade e visão das coisas.
Debate no facebook


Comentário a matéria:

Laynnon NolascoJan 27, 2012 02:42 AM
Gostaria de parabenizar o meu primo Rodrigo Nolasco pela excelente matéria no blog...mais gostaria também de ressaltar alguns fatos.
No ano passado não tivemos concurso da Gloriosa PMMG,esse ano pelo visto será a mesma coisa,e o mais preocupante: cada vez mais a PMMG está servindo de "trampulim" para os jovens que estudam e pagam a faculdade com o pouco que ganham na corporação ,daí quando os mesmos tem sua formação acadêmica concluída,estes largam a farda e vão para um emprego "melhor".E quando eu digo melhor entre aspas, é porque o policial de hoje em dia tem que gostar muito do que faz, pois, é uma classe que quase nunca é elogiada.
Nos dias de hoje todo mundo faz críticas às polícias no Brasil, mais o que ninguém sabe é que aqueles que estão ali incessantemente protegendo a sociedade e se necessário com o sacrifício da própria vida, não esperam nem mesmo um elogio por parte da sociedade.
A Polícia Civil está com um contingente super abaixo do necessário e mesmo assim os mesmo se desdobram para dar conta do serviço, seja ele da uma perícia igual ao Sr Experidião retratou naquela reportagem ao fantástico que falta equipamentos e até mesmo sirene em uma viatura da PCMG, ou dos investigadores de polícia(antigo cargo de detetive) que esclarecem crimes e mais crimes(e nos dias de hoje não são poucos não)!
A cada dia que passa mais policiais estão aposentando, mais o que preocupa é que em MG esses policiais da reserva não estão sendo repostos por novos soldados. Isto tudo por conta de corte de despesas que a nossa Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff deu no início de seu mandato, mais você aí deve estar perguntando a PM é estadual e o que esta contenção de verba do Governo Federal tem a ver com isso? Simples...boa parte da verba do Governo Federal que vem para o estado é para pagar uma parcela do salário das polícias, professores, dentre outras classes.
Outra coisa engraçada, no Brasil quando o bicho pega eles vão lá e mandam a polícia fazer o "serviço sujo", quando a maioria dos problemas poderia resolver com políticas adequadas para os determinados fins. Um exemplo é aquela ação de reintegração da polícia no pinheirinho lá no estado de SP, vocês acham que a PM gosta de expulsar pessoas de suas casas?No meu ver não... mais o que acontece, é que depois dos nossos governantes falharem em aspectos como o planejamento habitacional, como o ocorrido nessa situação, quem vai pra linha de frente e está ali apenas cumprindo ordens e restabelecendo a lei é a PM, e mais uma vez essa fica taxada.
No mais, o que tem que ser feito em todas as cidades de MG e não só aqui em Pompéu, é cobrar dos nossos governantes uma política mais eficiente. E política mais eficiente que eu falo abrange vários segmentos, tais como, uma melhor remuneração para nossos professores que hoje em dia aqui em Minas Gerais é uma vergonha, cadeias mais seguras e com mais agentes penitenciários, polícia científica bem equipada, mais efetivo das Polícias Militar e Civil com remuneração digna para ambas.
No mais, gostaria de ressaltar que, a segurança pública é dever do Estado e de responsabilidade de todos. Então vamos cobrar dos órgãos competentes, melhor segurança na cidade em nossa cidade.
Vale também lembrar que esse ano, é ano de política municipal, diante deste fato gostaria de ressaltar a todos que: "Quem escolhemos para governar a nossa cidade, será aquela pessoa que levará à diante causas em comum de toda a sociedade Pompeana"!

PS.:Parabéns as Polícias de Pompéu, que mesmo com efetivo reduzido, com muitos casos a serem resolvidos e com a criminalidade cada vez mais alarmante, fazem o que estão ao seu alcance para que Pompéu não se torne cada vez mais violenta!

Laynnon Nolasco

  • 1 compartilhamento

    • Giovana Virginio Po não é só em Pompéia... Em todo lugar está assim!
      há 7 horas ·  ·  1

    • Rodrigo Nolasco Verdade, parece ser mesmo uma situação geral! Infelicidade enorme pra nós... Uma pena MESMO! E o que podemos fazer? Acho que... sentar e esperar...
      há 7 horas ·  ·  1

    • Karine Fatima Concordo plenamente com vc,Rodrigo Nolasco!
      há 7 horas ·  ·  1

    • Giovana Virginio Nada disso enquanto estamos sentados esses canálias estão agindo, nós devemos nos impor, participar, agir, porque é uma obrigação como cidadão!
      há 7 horas ·  ·  1

    • Andressa Ramos 
      Com certeza Gi... sempre que temos problemas pessoais apenas sentamos e esperamos?!.. não, fazemos de tudo para resolver de uma forma ou outra, na sociedade é a mesma coisa, se sempre sentarmos e esperarmos essa triste realidade nunca tera...Ver mais

      há 7 horas ·  ·  2

    • Giovana Virginio Concerteza, nos esquecemos que se a sociedade estiver ruim afeta nossa vida pessoal, não podemos ficar sentados feitos paisagem enquanto esses corruptos estão por ai.
      há 6 horas ·  ·  2




8 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar o meu primo Rodrigo Nolasco pela excelente matéria no blog...mais gostaria também de ressaltar alguns fatos.
    No ano passado não tivemos concurso da Gloriosa PMMG,esse ano pelo visto será a mesma coisa,e o mais preocupante: cada vez mais a PMMG está servindo de "trampulim" para os jovens que estudam e pagam a faculdade com o pouco que ganham na corporação ,daí quando os mesmos tem sua formação acadêmica concluída,estes largam a farda e vão para um emprego "melhor".E quando eu digo melhor entre aspas, é porque o policial de hoje em dia tem que gostar muito do que faz, pois, é uma classe que quase nunca é elogiada.
    Nos dias de hoje todo mundo faz críticas às polícias no Brasil, mais o que ninguém sabe é que aqueles que estão ali incessantemente protegendo a sociedade e se necessário com o sacrifício da própria vida, não esperam nem mesmo um elogio por parte da sociedade.
    A Polícia Civil está com um contingente super abaixo do necessário e mesmo assim os mesmo se desdobram para dar conta do serviço, seja ele da uma perícia igual ao Sr Experidião retratou naquela reportagem ao fantástico que falta equipamentos e até mesmo sirene em uma viatura da PCMG, ou dos investigadores de polícia(antigo cargo de detetive) que esclarecem crimes e mais crimes(e nos dias de hoje não são poucos não)!
    A cada dia que passa mais policiais estão aposentando, mais o que preocupa é que em MG esses policiais da reserva não estão sendo repostos por novos soldados. Isto tudo por conta de corte de despesas que a nossa Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff deu no início de seu mandato, mais você aí deve estar perguntando a PM é estadual e o que esta contenção de verba do Governo Federal tem a ver com isso? Simples...boa parte da verba do Governo Federal que vem para o estado é para pagar uma parcela do salário das polícias, professores, dentre outras classes.
    Outra coisa engraçada, no Brasil quando o bicho pega eles vão lá e mandam a polícia fazer o "serviço sujo", quando a maioria dos problemas poderia resolver com políticas adequadas para os determinados fins. Um exemplo é aquela ação de reintegração da polícia no pinheirinho lá no estado de SP, vocês acham que a PM gosta de expulsar pessoas de suas casas?No meu ver não... mais o que acontece, é que depois dos nossos governantes falharem em aspectos como o planejamento habitacional, como o ocorrido nessa situação, quem vai pra linha de frente e está ali apenas cumprindo ordens e restabelecendo a lei é a PM, e mais uma vez essa fica taxada.
    No mais, o que tem que ser feito em todas as cidades de MG e não só aqui em Pompéu, é cobrar dos nossos governantes uma política mais eficiente. E política mais eficiente que eu falo abrange vários segmentos, tais como, uma melhor remuneração para nossos professores que hoje em dia aqui em Minas Gerais é uma vergonha, cadeias mais seguras e com mais agentes penitenciários, polícia científica bem equipada, mais efetivo das Polícias Militar e Civil com remuneração digna para ambas.
    No mais, gostaria de ressaltar que, a segurança pública é dever do Estado e de responsabilidade de todos. Então vamos cobrar dos órgãos competentes, melhor segurança na cidade em nossa cidade.
    Vale também lembrar que esse ano, é ano de política municipal, diante deste fato gostaria de ressaltar a todos que: "Quem escolhemos para governar a nossa cidade, será aquela pessoa que levará à diante causas em comum de toda a sociedade Pompeana"!

    PS.:Parabéns as Polícias de Pompéu, que mesmo com efetivo reduzido, com muitos casos a serem resolvidos e com a criminalidade cada vez mais alarmante, fazem o que estão ao seu alcance para que Pompéu não se torne cada vez mais violenta!

    Laynnon Nolasco

    ResponderExcluir
  2. Acho que seu onde a segurança publica estáNeste momento ela está em um baú chamado consciencia , no qual foi trancada e juntamento com o baú atirada ao mar do esquecimento do poder Executivo e Legislativo de Minas Gerais .

    ResponderExcluir
  3. Diante deste quadro muito bem explicitado pelos textos acima, gostaria de mencionar , que neste turbilhão de decepções , existe uma parcela mínima de policiais que realmente amaM o que fazeM, e lutam de todas as formas para desempenhar o trabalho mesmo com todo o boicote do governo e incompreensão da sociedade. Porque fazemos isso? até hoje não sei , mesmo depois de mutos anos como policial me pergunto porque não presto concurso para outros cargos , ou outra profissão melhor remunerada ?
    bem algum de voces já esclareceu um homicidio e viu o culpado sendo julgado , consciente de que tudo foi resultado do seu trabalho ? É uma emoção indescritível. Não sei se é o desafio de concretizar tudo isso sem a menor condição oferecida pelo estado , ou a satisfação de que com certeza EU NÃO ESTOU DE BRAÇOS CRUZADOS , EU ESTOU LUTANDO TODOS OS DIAS FAZENDO A MINHA PARTE.

    Quando voce encontrar um bom Policial, não se contenha em dizer obrigado.Esta palavra trará a certeza a este policial que tudo que ele tem feito vale a pena, e com certeza ele continuará : correndo atraz de bandido sem colete a prova de balas , investigando crimes praticados por poderosos corruptos(sendo transferido e perseguido em seguida) , desmatelando crimes de pistolagem(arriscando a vida ), e o mais importante mantendo a dignidade mesmo que sua familia esteja para ser despejada por falta de pagamento do aluguel, porque o policial digno caminha na lama mas não se suja .
    .

    ResponderExcluir
  4. Epero q tds lem e relem td q vc escreveu, rodrigo, pois o q esta acontecendo em pompeu e uma vergonha, moro no bairro c. populares q mai parece uma craco landia, infelismente.Crincas nao podem mais ir se a escola sozinhos,ate quando isso vai ficar assim senhores autoridades? Nao podemos dormir naquele b. sossegados como antes e esta cada dia pior os maconheiros e pequenos infratores so aumenta

    ResponderExcluir
  5. RODRIGO PARABÉNS, REALMENTE ESTAMOS PREOCUPADOS COM OS ROUBOS EM POMPÉU, UM SÉRIO MOTIVO, É A TERRÍVEL DROGA, O CRACK, PRECISAMOS DE UMA AÇÃO URGENTE POR PARTE DOS GOVERNANTES, POLICIA, PREFEITO, JUIZA, PROMOTOR, TEM QUE DAR UM JEITO NO TRAFICO DE DROGAS, COM A UNIÃO DE TODAS AS AUTORIDADES É POSSÍVEL COMBATER ESTE MAL.A MAIORIA DOS ROUBOS SÃO PRATICADOS POR USUÁRIOS DE DROGAS PARA MANTEREM SEUS VÍCIOS, E COM OS TRAFICANTES TENDO O TRATAMENTO QUE MERECEM OS ROUBOS DIMINUIRÃO BASTANTE

    ResponderExcluir
  6. O Laynon explicou muito bem o que está acontecendo aqui em MG...e pelo visto entende bem do assusto que fala e explica com clareza.Nossa classe aqui em pompéu está muito mau falada,quando deveriam nos ajudar todos apenas recriminam. Gostar da area policial que nem o Laynon ta dificil hj em dia... e como ele falou: COBRE MAIS DOS NOSSOS GOVERNANTES. E parebens pela sua colocação sobre nossa corporação

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS RODRIGO PELO DESABAFO E PELA SINCERIDE E PONDERANCIA EM SUAS PALAVRAS. HÁ MUITO TEMPO QUE NÃO VEJO UM JOVEM COM IDEIAS TÃO BEM COLOCADAS COMO AS QUE LI ACIMA. O PROBLEMA É QUE PRIMEIRAMENTE A MAIORIA DOS POLICIAIS ACHAM ACIMA DE TODOS, NÃO TEM HUMILDADE, E GASTAM A MAIORIA DO TEMPO TENTANDO "PEGAR MENINAS", ESSA É UMA VERDADE QUE TODOS SABEM. OUTRO ASPECTO INTERESSANTE É QUE ELES NÃO VÃO ATRÁS DE LADROES E TRAFICANTES, PREFEREM FAZER BLITZ TEMORIZANDO ASSIM OS MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS, É MUITO MAIS FÁCIL ATACAR QUEM É DE BEM, DO QUE COMBATER O TRÁFICO. PERGUNTAR PRA QUALQUER PESSOA ONDE SÃO OS PONTOS DE DROGAS E OS VENDEDORES. TODOS SABEM, MAS PARECE QUE OS POLICIAIS ANDAM RECEBENDO UMA PORCENTAGEM DO LUCRO, SÓ PODE. OUTRO NEGOCIO INTERESSANTE, VEJO POLICIAIS PERSEGUINDO O JOGO DE BICHO, MAS CANSO DE VER ELES JOGANDO. A UNICA FORMA DE MUDARMOS A ATUAL SITUAÇÃO É PEDIR AO PREFEITO QUE TENTE FAZER COM QUE TODOS OS POLICIAIS SEJAM MANDADOS PARA OUTRA CIDADE E OUTROS VIREM, PORQUE OS DE POMPÉU JÁ ESTÃO CORROMPIDOS PELO SISTEMA DE DROGAS E BICHO.

    ResponderExcluir
  8. NÃO GOSTA DE POLÍCIA??? ENTÃO CHAMA O BATMAN PARCEIRO... OU INTÃO VAI PRA BAHIA PRA VER O QUE É SEM A POLÍCIA.
    QUEM NÃO GOSTA DE POLÍCIA É BANDIDO.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.