sábado, 10 de março de 2012

Pompéu terá sítio permanente do novo projeto de extensão da Escola de Veterinária



A Escola de Veterinária da UFMG implantou esse ano, um novo projeto de extensão voltado para o contexto da produção animal e da saúde pública em municípios carentes de tecnologia e informação.


O Projeto intitulado “Atividade Integradora da Formação em Sítio Permanente – Pompéu” será coordenado pelo professor Marcelo Resende de Souza, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, e pela primeira vez na história da Escola, haverá o estabelecimento de um sítio permanente em uma área rural, integrando as áreas de extensão, ensino e pesquisa.

A Atividade Integradora é disciplina optativa para os alunos do 10º período. Junto ao corpo docente envolvido, também estão inseridos dois supervisores, que serão médicos-veterinários com vínculo com a Escola, contratados, por meio de edital, pela Prefeitura de Pompéu. 

“Nas Aulas Práticas Integradas de Campo (APICs) e a Atividade Integradora de Formação (AIF), os alunos visitam, conhecem os problemas da propriedade, propõem medidas e vão embora. Nesse sentido, o sítio permanete é importante porque poderemos retornar mais de uma vez, à mesma propriedade. Então, além de levantar o problema e propor soluções, será possível um acompanhamento das medidas recomendadas, bem como o produtor poderá se posicionar em relação às mudanças apresentadas pelos alunos. E mais que isso, se após o fim de um semestre, percebe-se necessário que a propriedade continue sendo acompanhada, é possível que a turma seguinte continue o trabalho iniciado. Dessa forma, as propriedades rurais visitadas se inserem num processo de diagnóstico de situação, proposta de plano de trabalho e o seu posterior acompanhamento”, explica a vice diretora da Escola de Veterinária, Zélia Lobato.

A atividade constitui não apenas visitas às propriedades rurais do município, serão, também, realizadas ações de saúde pública, palestras e cursos de capacitação de mão de obra. Além de poder suprir a carência do conhecimento tecnológico da região de Pompéu, o caráter integrador da atividade ajuda na formação dos alunos, que terão de exercitar a capacidade de unir saberes para aplicar no diagnóstico da situação e propor soluções. "Além disso, é uma oportunidade muito boa para treinar nossos alunos, in loco, para trabalhar com saúde pública, que é uma área de grande expansão e expressiva importância para o médico veterinário", acresenta Zélia Lobato.
O convênio com a Prefeitura de Pompéu foi assinado no dia 1º de março e a primeira visita acontece no dia 22 de março. Os alunos serão alojados no mesmo local onde estão alojados os alunos de Odontologia e Medicina da UFMG para o internato rural.
O cunho continuado do Projeto servirá para fixar as ações da Escola de Veterinária na região, sendo uma iniciativa pioneira e importante para dar nova visibilidade aos serviços de extensão prestados pela Universidade ao meio rural de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.