domingo, 11 de março de 2012

Relato de um cidadão indignado que precisou da Polícia



Sou proprietário de um pequeno mercado em um bairro de periferia no interior do estado de Minas Gerais e encontrava-me em mais um dia de trabalho de domingo, apesar de cansado, estava tranqüilo, quando à tarde, pouco antes de fechar, entraram dois assaltantes dominaram meus poucos clientes e meu funcionário do caixa (na verdade ajudante geral) e roubaram todo meu caixa, R$ 465,00 (parece pouco, mas para um pequeno comerciante que acordou as 5:30 da manhã e deu duro o dia todo é muito). Na hora pensei em reagir, pois a arma do ladrão parecia de brinquedo e não achava certo eles levarem todo meu dinheiro do dia.


Diante disto fiz igual a todo cidadão desesperado faz, liga para o 190 e chama a policia, daí fiquei indignado, porque o telefonista da PM estava mais preocupado em fazer perguntas do que mandar logo a viatura. Fiz inúmeras ligações e passaram mais de 30 minutos e nada da viatura chegar e o telefonista só dizia ?eu vou cadastrar sua ocorrência, senhor, e é só o senhor aguardar?. Eu lá queria saber de ?cadastrar ocorrência?, eu queria uma viatura no meu trabalho. Passados exatos 48 minutos chegaram dois policiais em duas motos vieram em minha direção e eu não quis nem saber, já cheguei ?soltando os cachorros? em cima dos policiais, quando um deles após me ouvir pacientemente, com muita calma e educação, me interrompeu e perguntou se tinha sido vítima de roubo, eu nem esperei ele terminar de falar e já respondi que sim e depois desta demora não precisava mais da polícia lá e que eles podiam ir embora e o paciente policial militar, com um semblante triste me respondeu: -?tudo bem senhor só que nós precisamos do senhor, porque um dos ladrões que roubou o mercado do senhor deparou com a viatura no momento em que os PM estavam vindo pra cá e baleou um dos nossos amigos e na troca de tiros foi baleado e está no hospital e por isso é necessário que o senhor nos acompanhe para fazer o reconhecimento e a gente conseguiu localizar R$ 465,00 com o outro ladrão que foi preso?.



A partir daí vi como sou uma pessoa medíocre e mesquinha, pois pensava só em mim e no meu dinheiro enquanto uma pessoa que eu nem mesmo conhecia tomava tiro por mim e como sou idiota a ponto de pensar em reagir em um assalto achando que a arma era de brinquedo.



Chegando no hospital não estava mais preocupado com o meu dinheiro e nem em reconhecer o ladrão que havia me roubado, estava preocupado com o estado de saúde do PM que havia sido baleado por mim, ou melhor, pela sociedade ingrata e injusta, que não reconhece o trabalho destes nobres profissionais. Fiquei sabendo que o policial estava bem e que iria passar por uma pequena cirurgia para retirar a bala que havia atingido e o ladrão que havia me roubado havia morrido.



Fiquei indignado (agora sim) quando cheguei ao plantão policial e vi pessoas gritando para os policiais na calçada: ?assassinos, covardes? e minha indignação aumentou mais ainda quando os jornais do município e da região anunciaram: ?policia mata pintor em troca de tiros?, e quando grandes jornais anunciam: ?aumentou o número de mortos pela policia militar?. E o policial militar baleadoninguém fala nada? O pai de família, assim como eu, é ferido ou morto, ninguém comenta?



Daí faço uma pergunta: quem está certo o policial que arrisca a vida para nos proteger, eu que, assim como todo o trabalhador, acordo cedo, inclusive nos finais de semana e dou um duro danado para sustentar a família ou o ladrão.



A partir daí resolvi conhecer melhor o trabalho destes valorosos homens indo ao quartel e conhecendo a sua central telefônica, onde fiquei impressionado com a quantidade ligações e a quantidade de trotes e de relatos que não são problemas de policia, daí vi a importância da quantidade de perguntas que me foram feitas e de "cadastrar a ocorrência".


Agora para me redimir o que me resta a fazer é dizer quanto sou grato aos Policiais Militares pelo seu trabalho, parabenizá-los e dizer sempre quando vejo uma viatura ou ouço uma sirene: ?fiquem com DEUS meus grandes amigos e heróis?.

Um comentário:

  1. CARO AMIGO E COLEGA PORTO

    FICAMOS FELIZES QUANDO A POPULAÇÃO RECONHECE O NOSSO TRABALHO. NOSSA PROFISSÃO E BASTANTE ARDUA, PERIGOSA E CONFLITANTE. CONVIDAMOS A TODOS PARA VISITAR NOSSAS INTALAÇÕES EM POMEPU E CONHECER NOSSA REALIZADE, NOSSAS DIFICULDADES. QUERIA PARABENIZAR A POPULAÇÃO DE POMPEU PELO GRANDE APOIO QUE ESTA NOS DANDO, EMPENHANDO E DENUNCIAR CRIMES E TRAFICANTES, PARA QUE NOSSA CIDADE TENHA TRANQUILIDADE EM VIVER COM UM POUCO DE PAZ.
    PARABENS VC TAMBEM, EXPERIDIAO PORTO, PELA MATERIA BONITA E EMOCIONANTE, POIS REALIDADES COMO ESTA SEMPRE ACONTECE, POIS NOS POLICIAIS VIVEMOS SEMPRE NO MUNDO PERIGOSO.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.