sábado, 23 de junho de 2012

PE. JOÃO BATISTA PORTO O PRIMEIRO PÁROCO DE POMPÉU


Pe. João Porto. Fotografia do inicio do sec. XX
Arquivo Particular Hugo de Castro(ArPHC)


     Sabemos da necessidade das religiões na formação de princípios e portanto na determinada cultura de um individuo e toda a sociedade.  No Buriti da Estrada(Pompéu) do final do século XIX e inicio do século XX o responsável pela moral e conduta cristã do povo era um senhor de respeito, de família conhecida, descendente pelo lado materno de Dona Joaquina do Pompéu. Seu nome: PE. JOÃO BATISTA PORTO.

   Pe. João Batista Porto nasceu na fazenda da Bucaina, município de Pompéu aos 24 de junho de 1849, Solenidade de São João Batista, filho de Francisco José Pereira Porto de linhagem lusitana e de Dona Maria Joaquina de Souza Machado(bisneta de Dona Joaquina do Pompéu). 

  Sua formação iniciou-se no Colégio Zacarias Fernandes, na cidade de Pitangui seguindo depois para Congonhas do Campo onde estudou Filosofia, Teologia e Direito Canônico, concluindo a formação recebe também aí as ordens menores(leitorato e acolitato) e maiores(diaconato e presbiterato). Era conhecido por sua capacidade intelectual, que fez dele uma referencia entre seus pares como também o respaldo espiritual, assim como o fino trato para com os assuntos sagrados e sua forma de lidar com o profano.  

  Não se sabe com exatidão de sua importância na formação de outro grande clérigo da nossa região o famoso Pe. Libério, que fora seu aluno e discípulo.

   Em 1880 foi designado vigário do Buriti da Estrada, onde foi responsável por melhorias e término da Igreja Matriz dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Também promoveu arte e cultura, criando a primeira banda de música, na qual era regente. Na década de 1910 Sua Santidade o papa Bento XV o elege Bispo de Cuiabá, então recente diocese criada no estado do Mato Grosso, mas não aceitou empunhar a mitra e o báculo episcopal, preferindo ficar em sua terra pastoreando seu povo com muita simplicidade e amor cristão.
   Esta fotografia que não tem data exata, e muito rara, pois é uma de suas últimas imagens, mostra Pe. João Porto supostamente no início da década de 20 do século XX. Um homem já debilitado devido a idade, e muito trabalho em prol da sociedade e da fé.

   Interessante observar esta fotografia que ganhei de presente de sua sobrinha(Glorinha do João da Doca, a quem agradeço publicamente pela doação).

Pe. João Porto. Fotografia do inicio do sec. XX
Arquivo Particular Hugo de Castro(ArPHC)
Vemos um olhar profundo e ao mesmo tempo perdido em suas visões e sonhos, assim como poderia ser também uma visão de desgosto pelo mundo que já naquela época sofria inconformado com os ventos do modernismo laico e do relativismo, como o período sofrido pós I Grande Guerra Mundial e suas devastações no seio da sociedade, pois durante o tempo que esteve a frente da paróquia do Buriti da Estrada, não foi apenas o padre responsável pelos ofícios eclesiásticos, mas um pai, um homem da lei e de moral ilibada, ponto de referência para solução de conflitos que após sua intervenção eram sanados com muita cautela e profundo ardor cristão, nunca se esquecendo do perdão para com todos.

   Pe. João Batista Porto faleceu no dia 27 de dezembro de 1926 e foi sepultado no pórtico da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição de Pompéu, onde até hoje preserva-se uma placa fúnebre da época. Contam que foi um das maiores cerimônias que Pompéu já vira, com centenas de coroas de flores e grande participação dos habitantes de Pompéu e região.

   Sem sombra de duvidas foi um grande homem da nossa sociedade e que legou valores primazes que devem ser seguidos, sem ser encarado como um tabu religioso, mas com uma convicção de que os princípios e valores que norteiam uma sociedade estão fundamentados nas tradições, pois feliz é aquele que sabe de onde veio e para onde vai afinal uma sociedade sem história e tradição está fadada a desaparecer.


Conselheiro Hugo de Castro
Estudante do 7º Período do Curso de Direito, Diretor do Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Pompéu e Diretor de Aglutinação do Círculo Monárquico de Minas Gerais.
hugocastroscv@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Sou natural desta terra, que considero abençoada, já consegui muitas bênçãos desse santo padre.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro "Buritizal - A História de Miguelão Capaégua", de José Afonso da Silva, onde Padre João Porto é citado. Foi uma satisfação ver a foto dele e saber que foi uma pessoa real.

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo o livro "Buritizal - A História de Miguelão Capaégua", de José Afonso da Silva, onde Padre João Porto é citado. Foi uma satisfação ver a foto dele e saber que foi uma pessoa real.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.