terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Novos parceiros nas buscas por desaparecidos

Cerca de quatro crianças e adolescentes desapareceram por dia, em todo o Estado, neste ano, segundo a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida da Polícia Civil. As informações foram divulgadas na manhã de ontem, logo após o lançamento do programa Alerta Minas, que objetiva o cumprimento de uma lei federal, que prevê a busca imediata de crianças e adolescentes.

Segundo a delegada Cristina Coelli, o Alerta Minas é uma parceria entre polícias, prefeituras e estabelecimentos comerciais - como hotéis e motéis - das 853 cidades mineiras. "Essa teia de informações já existe na região metropolitana, com cerca de 20 mil parceiros, e será ampliada para todo o Estado até março do ano que vem", disse.

Ainda de acordo com ela, um dos dados que apontam a urgência desse programa foi a colocação de Minas Gerais em terceiro lugar - atrás somente de São Paulo e Goiás - no ranking de Estados com maior tráfico de pessoas, seja para exploração sexual, transplante ilegal de órgãos ou trabalho escravo, divulgado pelo Ministério da Justiça. Nos últimos quatro anos, o número de desaparecidos em Minas, tanto de adultos como de crianças, aumentou 114%, passando de 1.541 em 2008, para 3.309 neste ano.

Capacitação. Algumas medidas para colocar o programa em funcionamento no ano que vem já começaram. Um exemplo é o processo de capacitação à distância de profissionais da Polícia Civil em várias regiões do Estado, que começou ontem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.