quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Divinópolis e Bom Despacho, MG, terão teste rápido da dengue

Com números cada vez mais preocupantes em relação a dengue, as cidades de Divinópolis e Bom Despacho, no Centro-Oeste do estado, foram escolhidas para receber o projeto piloto do teste rápido da doença. Antes, o paciente precisava aguardar até 30 dias para ter o resultado. Com o novo teste, em 20 minutos a doença é ou não confirmada.

Para fazer o teste, que é gratuito, o paciente que estiver com a suspeita da doença deve procurar o Pronto Socorro Regional de Divinópolis. “A pessoa será classificada como paciente normal, com rotina normal de atendimento, passará pela triagem e, uma vez triada, indicada ao médico. Então, se ela apresentar, dentre os sintomas, pelo menos dois que indiquem a probabilidade de dengue o médico pode solicitar o teste rápido”, explicou a coordenadora do Pronto Socorro, Cristiane Silva Joaquim.

O aparelho é simples e se duas linhas vermelhas aparecerem no visor, a dengue está confirmada. “Independentemente do tipo do vírus o aparelho consegue identificar se a pessoa tem ou não a dengue. Depois, é colhida uma amostra de sangue, a qual é encaminhada para uma análise e para o isolamento do vírus. Só então descobrimos qual o tipo de dengue circulante”, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, Suzana Ximenes.
 
saiba mais
Em Minas Gerais, 80% dos casos de dengue registrados em 2013 foram registrados em cidades inseridas na área de atuação de dez Gerências Regionais de Saúde (GRS). Divinópolis, que é sede regional, tem, até agora, 80 notificações da doença e 21 casos confirmados. Um número considerado alto.
O governo estadual disponibilizou dez mil testes rápidos para as regiões onde a situação da dengue é mais crítica. Divinópolis e Bom Despacho receberam 500 testes cada. O projeto será ampliado para outras cidades do estado. No Triângulo Mineiro, Uberaba e Ituiutaba já contam com a ferramenta. “Por causa de critérios epidemiológicos, número de casos notificados nos últimos anos e presença de infestação do mosquito é que estes municípios foram escolhidos”, afirmou Suzana.
 
Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.