segunda-feira, 11 de março de 2013

Novo grupo de escoteiros inicia atividades em Arcos

O escotismo em Arcos foi fundado em 1970 e paralisado em 1984. Um dos participantes daquela época foi o microempresário Adenilson Sérgio da Silva (Gryllo), escoteiro de 1980 a 1984. Ele conta que havia 32 escoteiros e quatro chefes. “Depois que acabou o grupo, ficou aquele espírito de escotista entre os integrantes”, comenta.

A vontade de Adenilson de criar novamente um grupo em Arcos surgiu depois de uma conversa com um amigo, em outubro de 2012. Eles se reuniram e retomaram os cursos em Bom Despacho para serem chefes de tropa. No dia 18 de fevereiro deste ano, fizeram uma reunião com os pais das crianças interessadas e deram início às atividades no último domingo, dia 3.

No escotismo, tanto homens quanto mulheres podem participar. Dentre esses 18 escotistas, 10 são mulheres, que é um fato interessante, já que geralmente os homens são mais interessados pela prática. Mais 12 pessoas participam do movimento, sendo dois chefes de tropa e 10 chefes auxiliares.
Adenilson explica que o interessante é começar como lobinho e chegar a pioneiro. Atualmente, o grupo “Escoteiro Lobos das Gerais” é formado por 18 escoteiros e 14 lobinhos. A diferença entre eles se dá por etapas: os lobinhos são crianças de 6 a 10 anos; os escoteiros, de 11 a 14; sênior, de 15 a 18; e pioneiro, de 18 a 21 anos.

A sede é no poliesportivo, onde são realizadas as reuniões e os treinamentos com o grupo. Uma curiosidade é que os escoteiros só respondem por meio de sinais com as mãos e com apito. Outros tipos de atividades a serem realizadas com os escoteiros são reuniões na praça Floriano Peixoto, no parque aquático, caminhadas, dentre outras.

O intercâmbio entre cidades também está dentro do cronograma. Já está programado para novembro deste ano o encontro com cerca de 500 jovens escoteiros, chamado “Elo Nacional”, que será realizado durante três dias.

Adenilson ressalta que o objetivo principal do grupo é contribuir com a educação dos integrantes. “É ensinar aos meninos a viver bem dentro de casa, conviver com a natureza, aprender se sobressair em qualquer lugar; ensinar a cozinhar, a montar acampamento e várias outras atividades”. E acrescenta: “O escotismo é tipo uma escola na qual se aprende brincando, com muitas atividades, música.
Todos acham que ser escoteiro é só fazer acampamento, mas não é só isso não, é você viver bem dentro da sociedade”, explica Adenilson.

Para Adenilson, uma das vantagens de ter sido escoteiro é o fato de manter contato direto com os ex-amigos participantes. Ele lembra ainda que maioria dos integrantes do grupo se destacam, sendo que nenhum buscou caminhos negativos, como o envolvimento com as drogas.

Histórico do Escotismo

O Movimento Escoteiro surgiu em meados de 1907, na Inglaterra. O fundador do escotismo foi Robert Baden-Powell (B-P). A palavra escoteiro significa, de maneira genérica, explorador, montanhista, descobridor. A partir de 1910 já existiam mais de 100 mil escoteiros no Reino Unido. Tanto as mulheres quanto as crianças começaram a se interessar pelo movimento e se ingressaram nas atividades.

No Brasil, o movimento chega em 1910, por meio de um grupo de suboficiais da Marinha, e em 1914 que foi fundada em São Paulo a “Associação Brasileira de Escoteiros”. Em todo mundo, são 28 milhões de escoteiros.
(Com informações do livro Tropa Escoteira em Ação - Edição de Luiz Cesar de Simas Horn)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.