sexta-feira, 19 de abril de 2013

Se fosse no Brasil os policiais iam ter de responder na Corregedoria e nos direitos humanos: Suspeito nº 1 de ataque em Boston é morto, e polícia procura o segundo



Suspeitos são irmãos e da Chechênia; caçada humana já dura horas.
Explosões mataram 3 e feriram 176 em chegada de maratona na segunda.

Do G1, em São Paulo
1794 comentários
O chefe da polícia de Boston, Ed Davis, confirmou nesta sexta-feira (19) que um dos suspeitos do atentado terrorista na Maratona de Boston, na segunda-feira (15), foi morto durante a madrugada em uma troca de tiros nas imediações de um shopping center na região de Watertown, subúrbio de Boston. O segundo suspeito segue foragido, mas é alvo de uma "caçada pública" que já dura horas e que envolve centenas de policiais nas cidades de Watertown, Boston, Cambridge e região.
O clima é de tensão na região, com as autoridades recomendando que os moradores permaneçam em casa e não abram as portas para estranhos, pois o foragido é perigoso, está armado e pode ter explosivos.
O transporte público em toda a baía de Boston está parado até ordem em contrário, e a região parece uma "cidade fantasma".
Brasileiros que estão na cidade relatam a tensão.
Em entrevista no início da tarde, a polícia e a prefeitura reforçaram o pedido para que as pessoas ficassem em casa.
Segundo o policial Davis, o rapaz morto é o suspeito do "boné preto", o mesmo cuja foto foi apresentada pelo FBI, a polícia federal dos EUA, na véspera, como suspeito do ataque ocorrido na segunda-feira, na reta de chegada da maratona, e que deixou 3 mortos, 176 feridos e chocou os EUA.
No dia da maratona, ele usava um boné preto, óculos de sol e carregava uma mochila, na qual a polícia acredita que estivesse uma das duas bombas usadas no atentado terrorista.
Os suspeitos são dois jovens irmãos de origem chechena.
Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos, é o suspeito número 2, que é perseguido. O suspeito morto é Tamerlan Tsarnaev, de 26.
Eles moravam em Cambridge, na região deBoston, segundo as autoridades.
Uma autoridade federal ouvida pela Reuters disse que a suspeita é que o "extremismo islâmico" seria a motivação do ataque.
mapa perseguição boston versão 2 (Foto: 1)
Em um perfil em uma rede social russa, o irmão mais novo, questionado sobre sua "visão de mundo", afirma que é islâmico.
Um homem que se identificou como pai dele disse à agência russa Interfaz que os rapazes "são inocentes" e foram vítimas de uma armadilha.
Um tio, entrevistado pela imprensa americana, afirmou que os rapazes são"perdedores" e culpados, além de uma vergonha para a família.
Perseguição policial
A polícia chegou a eles após um incidente no campus do MIT (Massachusetts Institute of Technology),  em Boston, onde um policial foi encontrado morto em seu carro./
O local é separado de Boston pelo Rio Charles.
Pouco depois, os policiais receberam informações sobre um roubo de carro. O motorista teria sido mantido refém por meia hora e solto em um posto de combustíveis.
Os policiais localizaram o carro. Houve uma perseguição, durante a qual a dupla atacou a polícia com explosivos e tiros.
O irmão mais velho foi baleado, detido e levado ao hospital, onde acabou morrendo. Um outro policial foi ferido.
Imagem fornecida pelo Centro de Inteligência Regional de Boston mostra Dzhokhar A. Tsarnaev, identificado pelo FBI como suspeito número 2 nos ataques à maratona. As autoridades dizem que Tsarnaev ainda está foragido. (Foto: Boston Regional Intelligence Center/AP)Imagem fornecida pelo Centro de Inteligência Regional de Boston mostra Dzhokhar A. Tsarnaev, identificado pelo FBI como suspeito número 2 nos ataques à maratona. As autoridades dizem que Tsarnaev ainda está foragido. (Foto: Boston Regional Intelligence Center/AP)
Imagem divulgada pelo FBI na quinta (18) mostra o suspeito do boné preto, morto nesta sexta em Watertown, e o suspeito do boné branco, que é procurado (Foto: Reuters)Imagem divulgada pelo FBI na quinta (18) mostram o suspeito do boné preto, morto nesta sexta em Watertown, e o suspeito do boné branco, que é procurado (Foto: Reuters)
Ele chegou ao hospital com parada cardíaca e vários ferimentos de balas e explosivos, segundo um médico que não quis se identificar.
mapa ataque boston 19/4 versao 2 (Foto: 1)mapa ataque boston 19/4 versao 2 (Foto: 1)
O suspeito foragido é procurado por uma grande operação policial ainda emandamento, com um cerco com contingente do FBI, agentes armados com fuzis, especialistas do esquadrão antibombas, veículos blindados e helicópteros.
Segundo a polícia, ele é um homem branco, de cabelos castanhos e encaracolados.
Os policiais, federais e locais, fazem uma busca "casa por casa" na região, advertindo os moradores para que não saiam de casa e não atendam à campainha para pessoas não identificadas.
Todo o sistema de transporte da baía de Boston foi suspenso até segunda ordem, segundo as autoridades.
"Acreditamos que é o terrorista. Acreditamos que é um homem que veio para matar gente. Precisamos pegá-lo em custódia", disse o policial Davis.
As televisões locais transmitem ao vivo o desdobramento da ação dos agentes, que vasculham a área minuciosamente.
Moradores de Watertown ouvidos pela BBC relataram que o clima na cidade é de medo.
O tiroteio que levou ao encontro dos irmão, que também feriu um policial da empresa de transporte público de Boston, aconteceu pouco após as 22h30 locais (23h30 de Brasília), cinco horas depois de terem sido publicadas, pelo FBI,  as primeiras fotos dos suspeitos dos atentados.
Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado da situação por um assessor da área de combate ao terrorismo e está acompanhando o desenrolar do caso, segundo a Casa Branca.
Na véspera, ele fez um emocionado discurso em cerimônia ecumênica em Boston, no qual reafirmou o compromisso de prender os culpados e levá-los à justiça.

tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.