segunda-feira, 24 de junho de 2013

PM e manifestantes vão fazer do Mineirão na quarta um campo de batalha diz policia


PAULO PEIXOTO

DE BELO HORIZONTE
O comando da Polícia Militar de Minas Gerais dá como "certo" um novo confronto entre manifestantes e tropa de choque no entorno do Mineirão, na próxima quarta-feira, onde
 jogarão Brasil e Uruguai, pela semifinal da Copa das Confederações.
"Eu dou como certo", disse o comandante-geral da corporação, coronel Marcio Sant' Ana, que prevê também um combate mais duro. "Na quarta, será um debate mais acalorado, com ações mais contundentes por parte desses manifestantes", afirmou.
O coronel sustenta sua avaliação no fato de ser um jogo da seleção brasileira e por causa da disposição para o confronto demonstrada por "infiltrados de má índole" que vão para as manifestações dispostos a enfrentar a polícia.

Protesto em Belo Horizonte

 Ver em tamanho maior »
Felipe Dana/Associated Press
AnteriorPróxima
Manifestante chuta outro manifestante que tenta abrir barreira montada pela tropa de choque em Belo Horizonte (MG) Leia mais
As duas manifestações anteriores foram nos jogos envolvendo Taiti e Nigéria, na segunda-feira, e Japão e México, no sábado. Nas duas vezes, manifestantes partiram para cima da tropa de choque.
Por darem como certo o novo confronto, as autoridades de segurança de Minas recomendam que os manifestantes não sigam em marcha até a entrada de acesso ao Mineirão, palco dos confrontos. O comandante apela para o "bom senso".
"É prudente que os pais repensem um pouco a participação dos seus filhos nesse evento. Mudou o perfil dos manifestantes. As coisas tomaram outro rumo e isso nos preocupa", disse o chefe da Polícia Civil mineira, delegado Cylton Brandão.
A PM, contudo, disse que a segurança dos torcedores que vão para o estádio está assegurada. Segundo ele, nenhum problema aconteceu com os torcedores que foram ao Mineirão nos jogos anteriores da Copa das Confederações.
O mesmo ele disse em relação à segurança das delegações do Brasil e do Uruguai. Sant' Ana disse que, além da PM, a segurança das seleções é feita pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Todo o esquema montado desde antes das manifestações será mantido.
A modificação em curso será apenas para conter o avanço dos manifestantes pela zona vermelha, a área de segurança imposta pela Fifa, na qual só entram torcedores com ingresso e credenciados. Mais homens poderão ser utilizados apenas nas barreiras da tropa de choque.
FERIDOS E VANDALISMO
Outras 32 pessoas foram presas por atacar a polícia e por atos de vandalismo.
Houve depredação nos cerca de nove quilômetros do trecho da avenida Antonio Carlos, que vai da região da Pampulha, perto do estádio, até o bairro da Lagoinha, quase no centro da cidade.


Ao menos seis concessionárias, três agências bancárias e equipamentos públicos foram destruídos. Quase todos os radares de trânsito ao longo da via foram destruídos, bem como parte dos canteiros da obra do BRT (transporte rápido por ônibus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.