segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Em 6 meses, Minas registra 4 mil casos de violência contra menor.

Crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica não sabem como agir ou têm medo de denunciar 
JUIZ DE FORA – O sistema de defesa da criança e do adolescente registrou quase 4 mil casos de violência contra menores nos seis primeiros meses deste ano, em Minas Gerais. O número consta do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). Para entidades ligadas à proteção de crianças, ele ainda não pode ser considerado retrato da realidade porque há subno-tificação de casos.

“Muitas vezes, a situação de violência está do nosso lado, mas as pessoas têm receio de denunciar. A sociedade ainda é omissa em relação à proteção de crianças e adolescentes”, critica a presidente do Conselho de Proteção à Criança em Juiz de Fora, Valéria Martins Pereira, que faz um apelo. “Precisamos repensar nosso papel nesse assunto e convocar todos a combater um mal que atinge o mais fraco”.

Medo



Valéria Pereira analisa que muitas vítimas ainda não fazem parte dessa estatística. Segundo ela, muitas crianças não sabem como agir diante da situação de violência ou temem denunciar os agressores.

Nessa situação, contam com a ajuda de vizinhos e parentes próximos para resolver o problema. Porém, quase sempre isso não ocorre.

Chineladas

Um dos casos mais recente de violência doméstica contra criança aconteceu em Juiz de Fora, no início da semana passada. Um menino de dois anos precisou ser internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia.

Primeiro, ele foi levado, desacordado, pelo pai e a madrasta, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com vários ferimentos, hematomas e arranhões pelo corpo e rosto. De lá, foi encaminhado para a Santa Casa.

Os médicos, desconfiados da situação, chamaram a polícia, que prendeu os responsáveis em flagrante.

Em depoimento à Polícia Civil, o pai alegou que teria dado “chineladas” na criança, mas repassou para a mulher a responsabilidade sobre possíveis agressões.
De forma geral, o índice da Seds teve redução de 17% em comparação ao mesmo período de 2012, quando foram registradas 4.691 ocorrências. No entanto, os casos de violência em 2013 já representam quase a metade dos 8.778 do ano passado.
Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.