quarta-feira, 16 de abril de 2014

Terremoto assusta moradores em Martinho Campos


Moradores de pelo menos quatro bairros diferentes sentiram o abalo.
Tremor de magnitude 1.8 foi registrado pelo Obsis em Brasília.

Anna Lúcia SilvaDo G1 Centro-Oeste de Minas
7 comentários
Martinho Campos registra tremos de terra  (Foto: Emilsom Ramos/Divulgação)
Moradores de Martinho Campos sentiram tremor de
terra (Foto: Emilsom Ramos/Divulgação)
Moradores de Martinho Campos, no Centro-Oeste de Minas Gerais, ficaram assustados na noite desta segunda-feira (14) após um abalo que ocorreu às 22h. Segundo o Observatório Sismológico de Brasília (Obsis), que fica no centro de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), o tremor foi de magnitude 1.8. A geógrafa do Obsis, Eveline Alves Fayão, informou ao  G1 que trata-se de um evento de baixa magnitude. "Ainda assim é considerado terremoto, pois não temos magnitude mínima ou máxima para definir abalos sísmicos", disse.
Ainda segundo a geógrafa, este foi o primeiro registro na cidade. "Os últimos tremores nas regiões mais próximas foram em Morada Nova de Minas e Biquinhas, em 2013", afirmou  Eveline.

O corretor de imóveis morador do Bairro Novo Horizonte, Emilsom Ramos,  também sentiu o abalo. De acordo com ele, as cortinas balançaram. "Deu um estrondo bem mais forte que um trovão, percebi que não se tratava de um trovão e aí vi as cortinas balançando. Saí correndo para ver o que havia acontecido. A rua ficou cheia de gente assustada e curiosa para saber o que houve. Quando fui para dentro de casa entrei nas redes sociais e muitos conhecidos já estavam comentando sobre o tremor", contou.
Moradores de pelo menos quatro bairros, em diferentes pontos da cidade, sentiram o abalo. A vendedora Natalia Alves Queiroz disse que estava na casa de uma amiga, no Bairro São Geraldo, quando sentiram o chão tremer. "Ouvimos um estrondo e o chão tremeu por alguns segundos. Ficamos todos muito assustados", comentou.
Moradores do Centro de Martinho Campos sentiram o tremor (Foto: Natalia Queiroz/Arquivo Pessoal)Moradores do Centro também sentiram o abalo
(Foto: Natalia Queiroz/Divulgação)
O policial militar Lucas Ladeia Neves Ferreira mora no Bairro Bambé. Ele contou que nunca ocorreu nada parecido na cidade. "Foi muito rápido, mas eu e minha esposa vimos as janelas tremerem por uns dois ou três segundos. Pensamos a princípio que fosse um trovão", afirmou.
No Centro de Martinho Campos também houve registros de tremor. "Esses tremores podem ser sentidos em toda cidade, ou em alguns pontos. Um dos motivos pode ser acomodação de fraturas, decorrente da geologia da região", explicou Eveline.
G1 fez contato com os Corpo de Bombeiros de Curvelo, que atende a cidade e, segundo o sargento Marco Túlio Dias Alves, nenhuma ocorrência foi registrada em decorrência do tremor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.