sábado, 13 de setembro de 2014

Cão abandonado fica obeso após ser adotado por dono de lanchonete

Cachorro foi adotado por donos de restaurante e lanchonete na BR-364.

Animal corre risco de não aguentar andar mais, alerta veterinário residente.

Carolina HollandDo G1 MT
'Bolinha' é o mascote de dono de lanchonete em MT (Foto: Nill Vianna/Arquivo pessoal)'Bolinha' é o mascote de dono de lanchonete em
MT. (Foto: Nill Vianna/Arquivo pessoal)
Um cão que vive em uma lanchonete e restaurante em um posto de combustíveis às margens da BR-364 em Mato Grosso, entre as cidades de Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis, tem chamado a atenção de quem para no local. 'Bolinha', como o nome sugere, não tem raça definida e está com excesso de peso. Por conta disso, não corre e anda com certa dificuldade. O animal ficou assim após ser 'adotado' pelos proprietários do restaurante, depois de ter sido abandonado pelos donos, há aproximadamente 12 anos, contou o atual responsável pelo cão.
A reportagem foi sugerida pelo internauta Nill Vianna via a ferramenta colaborativa VC no G1.
"Aqui era um lugar de jogar cachorro fora. Beira de estrada, né? Ele chegou aqui magrinho e começamos a cuidar dele. Só que ele engordou muito depois que os clientes passaram a dar comida pra ele. E o Bolinha come tudo que o pessoal dá. Um pouco de comida, pedaços de salgado...", disse o proprietário do restaurante, Edson de Souza.
Ele contou ainda que o cachorro é muito querido por todos. "Ele é muito dócil, não late pra ninguém. É o nosso mascote aqui", afirmou. Souza diz que nunca pesou o cachorro e que tem consciência de que ele está fora do peso normal, mas que nunca buscou ajuda para resolver o problema.
O G1 enviou as imagens do cão ao médico veterinário residente Joaquim Elias Diogo, que desenvolve projeto na área na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). "É um cão obeso, sem sombra de dúvidas. E, pela idade avançada, corre sério risco de parar de andar, porque o corpo dele não vai aguentar mais. As articulações já devem estar ficando comprometidas", opinou. A solução imediata seria uma dieta controlada e exercícios de baixo impacto, sugeriu.A situação do animal surpreendeu Nill Vianna, de 32 anos, que estacionou o veículo no restaurante na última semana para comprar água. "Fiquei impressionado com o tamanho. Ele é baixinho, um pouco maior que um basset. [O peso] Assusta", disse. A dificuldade de locomoção também foi notada por Vianna. "Ele não corre, não faz nada. Anda bem devagarzinho", contou.
Cão começou a ganhar peso após se tornar mascote de lanchonete de posto de combustíveis em MT (Foto: Nill Vianna/Arquivo pessoal)Cão começou a ganhar peso após se tornar mascote de lanchonete de posto de combustíveis em MT (Foto: Nill Vianna/Arquivo pessoal)
Diogo explicou que a obesidade em cães pode trazer problemas articulares e respiratórios, diabates e males cardíacos, entre outras doenças. "Há uma piora na qualidade de vida e também redução na expectativa de vida", disse. O excesso de peso em cães tem aumentado nos últimos anos no Brasil, afirmou. "O padrão de beleza estabelece que o cachorro tem que ser gordinho, mas isso custa caro à saúde do cão. Tem que cuidar, controlar a alimentação, e não deixar ficar acima do peso", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.