quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Só no Brasil: Delegado pode ser punido por restabelecer a ordem em Pitangui.

Policial afirma que recurso serve para dispersar quem promove algazarra.

Envolvidos tentaram fugir e um deles ficou ferido ao bater em outra moto.

Ricardo WelbertDo G1 Centro-Oeste de Minas
Motoqueiro é socorrido após queda causada por choque em Pitangui (Foto: Fred Silva/Arquivo pessoal)Motoqueiro é socorrido após queda causada por
choque (Foto: Fred Silva/Arquivo pessoal)
Um jovem de 18 anos foi preso nesta terça-feira (7) em Pitangui, depois de tentar fugir de um cerco policial. Na ocasião, o delegado Diógenes Caldas, da Polícia Civil (PC), efetuou disparos contra um grupo de motoqueiros que praticava manobras perigosas. Segundo ele, a munição era de festim. O delegado regional, Irineu José Coelho Filho, disse que abrirá sindicância para investigar o caso.
A Polícia Civil afirma que grupos de motociclistas têm praticado constantes crimes de direção perigosa perto da Praça João Maria de Lacerda, no Centro, onde ficam a delegacia e a Prefeitura da cidade. O quartel da Polícia Militar (PM) também fica próximo.
Para coibir essa prática, foi preparada uma operação. "Distribuímos policiais no início, no meio e no fim da via. Quando um grupo de cerca de cinco motoqueiros passaram, anunciamos a abordagem. Eles tentaram fugir e, para tentar contê-los, efetuei três tiros com munição de festim, que apenas imitam o som das munições de verdade e não ferem. O uso desse recurso é um jeito que a polícia tem de dispersar quem promove algazarras", explicou o delegado Diógenes Caldas ao G1.

Os dois ocupantes caíram no chão e foram atendidos pelo Grupo de Atendimento Voluntário Emergencial (Gave) e conduzidos à Santa Casa da cidade, com ferimentos leves. "O jovem de 18 anos teve uma lesão no tornozelo, causada pela queda. O policial teve ferimentos no punho e na mão", informou o socorrista Edson Souza.
Fuga
Assustados pelo barulho de tiros, os motociclistas aceleraram e tentaram fugir. Alguns, conseguiram. Outro, um jovem de 18 anos, acabou batendo na moto de um policial que atuava no cerco.
Invetigação
A ocorrência não chegou a ser registrada pela PM. A própria Polícia Civil documentou o ocorrido. Ainda segundo o delegado Diógenes Caldas, o rapaz detido responderá por vários crimes, entre eles o de risco a terceiros e o de desobediência.
G1 questionou o delegado regional Irineu José Coelho Filho, chefe de Diógenes Caldas, a respeito da ação. De acordo com ele, ainda não é possível saber se houve abuso de autoridade por parte do policial. "Será aberta uma sindicância para apurar esse fato. Se for contatado o abuso, ele vai responder de acordo com a lei", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.