Dagmar: nome que será sempre lembrado
Dagmar: nome que será sempre lembrado quando se falar de proteção à natureza
Em jazigo perpétuo da família, no Cemitério Cristo Rei de Dores do Indaiá, o corpo da ambientalista Dagmar Giordani Gontijo foi sepultado na madrugada de hoje, apenas nove horas depois de ser encontrado em uma grota próxima à cidade.
Segundo informou Sósthenes Morais, membro da família, o enterro teve de ser adiantado, por causa das condições do corpo após nove dias do falecimento. 
Apesar da falta de tempo para avisar a população, um número muito grande de amigos e parentes compareceu à singela cerimônia tão logo o médico legista concluiu os exames.
Dagmar se tornou uma figura pública muito conhecida em Dores do Indaiá e fora do município após sua destacada participação em uma mobilização de âmbito nacional que conseguiu impedir a construção de duas hidrelétricas no Rio Indaiá cujos resultados seriam a sentença de morte da fauna e flora nas duas margens. A própria CEMIG teve a percepção dos terríveis danos muito superiores aos possíveis benefícios.
Os 10 municípios localizados às margens do Indaiá, um rio ainda de águas livres de poluição, têm uma grande dívida de reconhecimento à Giordani Gontijo.
Cerimônia rápida e singela marcou sepultamento do corpo de Giordani Gontijo
Cerimônia rápida e singela marcou sepultamento do corpo de Giordani Gontijo