quinta-feira, 4 de junho de 2015

Segurança em Bom Despacho: depois de tirarem o comando regional agora querem tirar a Indimat de Bom Despacho.


Reunião ocorreu nesta quarta-feira (3).

Transferência de Companhia de Meio Ambiente e Trânsito foi discutida.


A Câmara Municipal de Bom Despacho sediou nesta quarta-feira (3) uma audiência pública. O tema do encontro: a segurança na cidade. O plenário ficou lotado. A audiência contou com a participação de representantes da Comissão de Segurança pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vereadores, além da participação da Polícia Militar (PM).
Um dos assuntos discutidos na reunião foi a transferência da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito de Bom Despacho para Divinópolis. O comandante da 7ª Região da PM, coronel Laércio Gomes, explicou que foi realizado estudo técnico detalhado que avaliou a necessidade de transferência da companhia. De acordo com ele, é a única região em que o comando e a companhia estão em cidades diversas. Ele afirmou que a mudança não seria total, mas apenas de parte da administração.
Em relação à segurança pública, ele afirmou que a raiz do problema está no núcleo familiar. Para ele, falta estrutura policial e judiciária, mas é preciso que a responsabilidade seja compartilhada por todos. “Segurança também passa por políticas públicas eficientes na área social e de educação”, cobrou.

O promotor de Justiça de Bom Despacho, Giovani Avelar, alertou que os números da violência no município são crescentes e assustam. Segundo ele, os traficantes de drogas estabelecem até mesmo toque de recolher em alguns bairros. Ele disse que falta policiamento e o Estado precisa investir em efetivo e estrutura para as polícias.
O comandante defendeu a criação de centros de formação e capacitação de militares na cidade. “Estamos fazendo readequação de efetivo e há previsão de aumento no número de policiais ainda este ano. A estrutura ainda não é a ideal, mas melhorou muito nos últimos anos e não está sucateada”, finalizou.
“A cadeia pública está interditada há quatro anos. Para se ter uma ideia, no ano passado, dos homicídios registrados na cidade, cerca de 90% não foram solucionados. Estamos vivendo uma guerra civil”, denunciou. Para ele, é preciso uma integração real entre as Polícias Civil e Militar, que não existe hoje.
Requerimentos 
Segundo a assessoria da ALMG, ao final, foram aprovados três requerimentos referentes à audiência. Os deputados Sargento Rodrigues, Cabo Júlio e Antônio Carlos Arantes pedem providências para que seja construída nova sede de PM em Bom Despacho e que a cadeia pública do município seja reformada e assumida pela Secretaria de Estado de Defesa Social.
Dos mesmos deputados e do deputado Arlen Santiago, foi aprovado requerimento para que sejam enviadas as notas taquigráficas da reunião ao governador do Estado, ao secretário de Defesa Social e o comandante da PM, juntamente com abaixo-assinado dos moradores de Bom Despacho pedindo que a 7ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito não seja transferida para Divinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço de comentários do blog são moderados. Não serão aceitas as seguintes mensagens:
Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
Com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
Com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas; acusações sem provas, citando nomes de pessoas, se deseja fazer algum tipo de denúncia envie por e-mail que vamos averiguar a veracidade das denúncias, sendo esta verdadeira e de interesse coletivo será divulgada, resguardando a fonte.
Com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie; Que caracterizem prática de spam;
Fora do contexto do blog.
O Blog do Experidião:
Não se responsabiliza pelos comentários dos freqüentadores do blog;
Se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas regras ou às normas legais em vigor;
Não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros;
Se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.